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Black Friday: cashback e pontos são os benefícios mais desejados

Maioria acredita que o cashback deveria ser aplicado de maneira mais ampla pelas lojas que participam da Black Friday. Veja mais detalhes!

O estudo original “A Black além da Black”, realizado pela Spark em conjunto com a MindMiners, traz as tendências do Black Friday 2023. Dessa forma, o levantamento mostra que 70% dos brasileiros conhecem o evento comercial. Além disso, de acordo com a pesquisa, 56% gostam de aproveitar a Black Friday para antecipar as compras de Natal e Ano Novo.

Dessa forma, ao serem questionados em quais tipos de lojas que pretendem fazer as compras no evento comercial, 45% indicaram as lojas online, 18% lojas físicas e 31% não têm preferência, pois depende de onde houver boas promoções. Confira mais detalhes sobre o estudo!

Benefícios mais desejados da Black Friday

Ainda segundo o levantamento, 8 em cada 10 entrevistados disseram gostar de pagamentos que oferecem cashback. E, assim, acreditam que o benefício deveria ser aplicado de maneira mais ampla pelas lojas que participam da Black Friday, sendo que 55% costumam utilizar o cashback para ter acesso a descontos adicionais no evento comercial.

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Além disso, 55% afirmaram que costumam utilizar pontos conquistados em plataformas de recompensas para ganhar descontos ou fazer trocas durante a Black Friday. Ademais, o levantamento mostra que a maioria dos brasileiros (37%) pretende gastar a mesma quantidade das edições anteriores. Assim, o gasto de grande parte deve ser de até R$ 500,00.

Casal com várias notas de dinheiro nas mãos e sorrisos nos rostos.
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Problemas no evento comercial

Por fim, 76% dos consumidores afirmaram que sempre tiveram um bom atendimento durante a Black Friday. No entanto, ao serem questionados sobre os problemas que tiveram na ocasião, indicaram os seguintes pontos:

  • 28% já tiveram problemas com prazos de recebimento;
  • 23% disseram que o produto não condizia com aquilo que tinha sido anunciado (qualidade, tamanho, etc);
  • 20% já foram mal atendidos por suportes ao consumidor;
  • 17% tiveram problemas para trocar produtos;
  • 17% tiveram problemas para obter reembolso;
  • 16% receberam produtos com defeito ou quebrados;
  • 11% disseram que já compraram produtos que nunca chegaram.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com