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Black Friday: confira as marcas que mais chamam a atenção dos consumidores

32% dos consumidores já estão planejando os produtos que querem comprar na Black Friday; confira as marcas mais lembradas!

A Spark e a MindMiners realizaram o estudo original “A Black além da Black”, que traz o perfil do consumidor do maior evento do varejo no Brasil, além de trazer um panorama do evento comercial. Dessa forma, o levantamento aponta que 32% dos consumidores já estão planejando os produtos que querem comprar na última sexta-feira de novembro.

Já 26% não estão planejando, porém devem comprar alguma coisa, 25% ainda não decidiram se irão comprar algo no evento comercial e 17% não pretendem comprar nada neste ano. Além disso, 74% dos entrevistados afirmaram que a Black Friday deveria durar mais tempo. Veja mais detalhes da pesquisa!

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Marcas que mais chamam a atenção na Black Friday

Ao serem questionados sobre quais marcas chamam mais atenção na época da Black Friday do ano, os consumidores responderam espontaneamente:

  • Amazon;
  • Samsung;
  • Americanas;
  • Magazine Luiza;
  • Mercado Livre;
  • Shopee;
  • LG;
  • Nike;
  • Brastemp;
  • Eletrolux;
  • Riachuelo;
  • Casas Bahia;
  • Renner;
  • Adidas;
  • O Boticário;
  • Arno;
  • Marisa;
  • Aliexpress;
  • Natura;
  • Apple;
  • Carrefour;
  • Shein;
  • Consul.
black friday
Imagem: maximmmmum / Shutterstock.com

Motivos para não comprar no evento comercial em 2023

Como dito anteriormente, 17% dos consumidores entrevistados afirmaram que não irão comprar nenhum produto na Black Friday este ano. A pesquisa revelou que os motivos para essa decisão foram:

  • Falta de dinheiro: 37%;
  • Não confia nas promoções da Black Friday: 27%;
  • Não está precisando de nada no momento: 21%;
  • Não acha os descontos atrativos: 12%;
  • Não sabe quando será a Black Friday deste ano: 2%;
  • Outros: 1%.

Desse grupo, 30% declararam que não mudariam de ideia. No entanto, o restante desses consumidores estaria disposto a reconsiderar a decisão de não comprar na Black Friday pelos seguintes motivos:

  • Ter promoções verdadeiras / reais: 35%;
  • Descontos maiores: 33%;
  • Melhora na condição financeira: 32%;
  • Fretes mais baratos: 19%;
  • Ter mais produtos de seu interesse disponíveis: 15%;
  • Entregas mais rápidas: 8%;
  • Ter mais lojas participando da Black Friday: 4%;
  • Outros: 2%.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com