Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: grande parte dos consumidores acompanha os preços por meio das redes sociais

Confira os canais que os consumidores costumam acompanhar os preços de produtos e descontos na Black Friday!

Na próxima sexta-feira (24), acontece o evento mais esperado pelos varejistas e pelos consumidores, a Black Friday, que promete disponibilizar preços especiais para a data. Diante disso, a MindMiners e a Spark se juntaram para realizar o estudo original “A Black além da Black”, que traz tendências do evento comercial.

Assim, 21% dos consumidores têm o hábito de acompanhar com pelo menos 6 meses de antecedência os preços dos produtos que quer comprar na Black Friday. Já 27% acompanham com 3 meses de antecedência, 21% com pelo menos um mês, 12% poucos dias antes do evento comercial e 16% não acompanham os preços antecipadamente. Veja mais detalhes da pesquisa!

Canais de pesquisa de preços para a Black Friday

Portanto, os canais que os consumidores costumam acompanhar os preços de produtos e descontos na Black Friday são:

  • Sites em que pretende realizar a compra: 49%;
  • Sites de comparação de preços: 45%;
  • Redes sociais das lojas/ marcas que gosta: 32%;
  • Anúncios nas redes sociais: 30%;
  • Lojas físicas: 27%;
  • Site de notícias: 26%;
  • TV: 25%;
  • Alertas por e-mail: 23%;
  • Redes sociais de influenciadores: 15%;
  • WhatsApp: 14%;
  • Rádio: 6%;
  • Podcasts: 6%;
  • Jornais impressos: 5%;
  • Revistas: 4%;
  • Outros: 1%.

Dessa forma, muitos consumidores acompanham os preços dos produtos por meio das redes sociais das lojas (32%) e também pelas redes sociais de influenciadores que seguem (15%), além de anúncios nas redes (30%).

Veja também:

Conta Digital Kids do Inter é destaque entre as famílias brasileiras

Imagem de um computador com a tela escrito "black friday" e em cima do teclado um mini carrinho de compras com um pacote de presente dentro
Imagem: New Africa / Shutterstock.com

Redes sociais que acompanha os preços

À vista disso, ao serem questionados quais as redes sociais que acompanhavam os preços na Black Friday, os consumidores responderam:

  • Instagram: 79%
  • YouTube: 61%;
  • Facebook: 59%;
  • TiTok: 34%;
  • X (antigo Twitter): 27%.

Além disso, o levantamento mostra que 64% das pessoas que seguem influenciadores nas redes sociais têm um alto nível de confiança neles, o que pode gerar mais engajamento durante a Black Friday. Ademais, 58% dos seguidores afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço recomendado por influenciadores.

Imagem: New Africa / Shutterstock.com