Black Friday: grande parte dos consumidores acompanha os preços por meio das redes sociais
Confira os canais que os consumidores costumam acompanhar os preços de produtos e descontos na Black Friday!
Na próxima sexta-feira (24), acontece o evento mais esperado pelos varejistas e pelos consumidores, a Black Friday, que promete disponibilizar preços especiais para a data. Diante disso, a MindMiners e a Spark se juntaram para realizar o estudo original “A Black além da Black”, que traz tendências do evento comercial.
Assim, 21% dos consumidores têm o hábito de acompanhar com pelo menos 6 meses de antecedência os preços dos produtos que quer comprar na Black Friday. Já 27% acompanham com 3 meses de antecedência, 21% com pelo menos um mês, 12% poucos dias antes do evento comercial e 16% não acompanham os preços antecipadamente. Veja mais detalhes da pesquisa!
Canais de pesquisa de preços para a Black Friday
Portanto, os canais que os consumidores costumam acompanhar os preços de produtos e descontos na Black Friday são:
- Sites em que pretende realizar a compra: 49%;
- Sites de comparação de preços: 45%;
- Redes sociais das lojas/ marcas que gosta: 32%;
- Anúncios nas redes sociais: 30%;
- Lojas físicas: 27%;
- Site de notícias: 26%;
- TV: 25%;
- Alertas por e-mail: 23%;
- Redes sociais de influenciadores: 15%;
- WhatsApp: 14%;
- Rádio: 6%;
- Podcasts: 6%;
- Jornais impressos: 5%;
- Revistas: 4%;
- Outros: 1%.
Dessa forma, muitos consumidores acompanham os preços dos produtos por meio das redes sociais das lojas (32%) e também pelas redes sociais de influenciadores que seguem (15%), além de anúncios nas redes (30%).
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Redes sociais que acompanha os preços
À vista disso, ao serem questionados quais as redes sociais que acompanhavam os preços na Black Friday, os consumidores responderam:
- Instagram: 79%
- YouTube: 61%;
- Facebook: 59%;
- TiTok: 34%;
- X (antigo Twitter): 27%.
Além disso, o levantamento mostra que 64% das pessoas que seguem influenciadores nas redes sociais têm um alto nível de confiança neles, o que pode gerar mais engajamento durante a Black Friday. Ademais, 58% dos seguidores afirmaram já ter comprado algum produto ou serviço recomendado por influenciadores.
Imagem: New Africa / Shutterstock.com