Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Black Friday: apenas 17% dos brasileiros afirmam que não têm intenção de comprar

Nova pesquisa mostra a intenção de compra dos brasileiros na Black Friday deste ano, prevista para a próxima semana. Veja!

A Black Friday acontece na próxima semana, no dia 23 de novembro. Porém, muitas lojas já começaram a anunciar promoções desde o início deste mês. Anualmente, a data costuma ser bastante esperada pelos brasileiros para adquirir produtos e serviços de diferentes segmentos por preços mais baixos. Em 2023, não seria tão diferente. 

Segundo dados de uma pesquisa realizada pela MindMiners, apenas 17% dos entrevistados disseram que não pretendem realizar compras no período. No entanto, 49% alegaram que mesmo quando não têm a intenção, acabam adquirindo algum produto ou serviço.

Entre esse público, alguns motivos estão por trás da não intenção de compra na Black Friday dos consumidores. Com base nas informações do levantamento, a falta de dinheiro é o principal deles, mas, existem alguns fatores que podem levar as pessoas a reconsiderar suas pretensões.

Motivos por trás da intenção de não comprar na Black Friday

De acordo com o estudo, os motivos apresentados pelos consumidores que não têm intenção de efetuar comprar na Black Friday deste ano são:

  • Falta de dinheiro: 37%; 
  • Não confia nas promoções da Black Friday: 27%;
  • Não está precisando de nada no momento: 21%;
  • Não acha os descontos atrativos: 12%. 

Porém, como citado anteriormente, alguns fatores podem fazer com que os brasileiros reconsiderem. Veja os destaques.

  • Promoções verdadeiras/reais: 35%;
  • Descontos maiores: 33%;
  • Melhora na condição financeira: 32%.

Vale destacar, sob essa perspectiva, que 30% dos entrevistados disseram que não mudariam de opinião e, portanto, não comprariam na data promocional. 

Veja também:

Black Friday: grande parte dos consumidores acompanha os preços por meio das redes sociais

Black Friday 2023
Imagem: Reprodução/ Freepik.com

Lojas online lideram 

Por fim, a pesquisa ainda mostra um dado que tem sido a realidade dos últimos anos. Durante a Black Friday, uma boa parte dos consumidores realiza suas compras por meio das lojas online. Confira o panorama para este ano:

  • Lojas online: 45%;
  • Lojas físicas: 18%;
  • Sem preferência, depende de onde houver boas promoções: 31%;
  • Sem preferência, depende da categoria do produto: 6%. 

Imagem: Reprodução/ Freepik.com