Black Friday: maioria deve fazer suas compras pela internet
Embora a maioria vá fazer suas compras da Black Friday na internet, muitos afirmaram que depende da promoção oferecida. Confira!
Com base nos dados da MindMiners, o estudo “A Black além da Black” da Spark traz um panorama das tendências para a Black Friday deste ano. Nesse sentido, de acordo com a pesquisa, 32% dos consumidores estão planejando o que comprar no evento comercial. Enquanto isso, 36% não está planejando, mas pretende comprar alguma coisa na Black Friday.
Ademais, 17% não pretende comprar no evento comercial deste ano, sendo que os motivos são variados. Assim, entre eles está a falta de dinheiro (37%), falta de confiança nas promoções (27%), não precisar de nada no momento (21%) e não achar os descontos atrativos (12%). Veja mais detalhes do levantamento!
Compras na Black Friday
Ainda segundo o levantamento, as lojas online se destacam em relação às lojas físicas para as compras na Black Friday. Confira:
- Lojas online: 45%;
- Lojas físicas: 18%;
- Sem preferência, depende de onde houver boas promoções: 31%;
- Sem preferência, depende da categoria do produto: 6%.
A pesquisa também revela que, ao comprarem em lojas físicas, 76% dos consumidores fazem uma pesquisa antes para identificar quais oferecem os descontos mais atrativos durante a Black Friday. Além disso, ao fazerem compras online durante o evento comercial, 48% procuram ir pessoalmente à loja física para verificar a qualidade do produto.
Veja também:
Donos destes cartões têm direito a desconto exclusivo em postos de gasolina e nem sabem

Meios de pagamento
Ao serem questionados quais as formas de pagamento costumam utilizar para as compras na Black Friday, os consumidores responderam:
- Cartão de crédito: 73%;
- Pix: 55%;
- Cartão de débito: 33%;
- Dinheiro: 25%/
- Carteira digital (AME Digital, PicPay, etc): 16%;
- Boleto: 16%;
- Crediário: 6%;
- Transferência bancária: 5%.
Dessa forma, embora as principais formas de pagamento sejam o cartão de crédito e o Pix, 87% dos consumidores acreditam que as lojas deveriam dar descontos melhores para pagamentos à vista. Além disso, 70% acreditam que as lojas deveriam oferecer mais opções de parcelamento durante a Black Friday.
Imagem: New Africa / Shutterstock.com