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Quer estornar seu pix no Nubank? Faça isto 

Realizou um Pix errado? Saiba como estornar a transferência no Nubank e quais situações em que isso é possível para o cliente!

Atualmente, o Pix é uma facilidade na vida de muitos brasileiros, já que oferece a oportunidade de transferências instantâneas. No entanto, pode haver casos onde a pessoa realiza um envio errado. Caso a tentativa de estornar o Pix seja pelo Nubank, a fintech oferece uma solução. 

Primeiro, o cliente precisa entender que nem sempre será possível recorrer a essa opção. Por isso, é importante saber como agir em cada situação. Entenda mais sobre o que fazer a seguir. 

Como estornar o Pix no Nubank?

Mão segurando celular que mostra logo do Nubank
Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com

Dentro do aplicativo do Nubank, há diversas opções de como realizar um Pix. Em uma dessas possibilidades, o cliente consegue agendar o Pix para até 60 dias, ou seja, o pagamento cairá em até dois meses, dependendo da data escolhida pelo cliente. Neste caso, o cliente consegue estornar o Pix ao cancelar o agendamento da transferência pelas seguintes etapas: 

  • Dentro do app (Android, iOS), acesse “Conta”;
  • Clique em “Histórico”; 
  • Confira o Pix agendado; 
  • Selecione “Cancelar”; 
  • Ao aparecer a mensagem “Precisa cancelar o agendamento?”, selecione “Sim”; 
  • Verifique se a operação foi concluída.

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Entretanto, em casos de transferência sem agendamento, realizadas na hora, não há essa opção. Em situações como essa, o Nubank e o Banco Central orientam que o cliente peça para o destinatário estornar o Pix. Ele também pode solicitar diretamente com a instituição, porém o processo é mais difícil. 

Devolução de Pix errado 

Há casos em que a pessoa que recebeu o Pix, seja pelo Nubank ou outro banco, não deseja estornar o valor. Porém, quem se recusa a devolver uma transação erroneamente recebida comete o crime de apropriação indébita, que pode resultar de um a quatro anos de prisão e multa. 

Para realizar a denúncia e tentar conseguir o dinheiro de volta, o cliente precisa procurar uma delegacia e registrar um boletim de ocorrência. Este documento deve ser apresentado ao advogado, que irá te ajudar no caso. Por fim, há outra regra: o limite para pedir a devolução do valor é de 90 dias.

 Imagem: Brenda Rocha – Blossom / Shutterstock.com