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Black Friday: maioria dos consumidores pretende fazer as compras pela internet

Nesta Black Friday, 72,3% dos consumidores pretendem fazer suas compras em meios digitais. Confira o ranking!

Segundo dados de um levantamento realizado pela Conversion, 90,5% dos entrevistados têm a intenção de fazer compras na Black Friday, o que corresponde a um aumento de 9% em relação aos compradores do evento em 2022. Assim, a alta participação pode se dever ao nível de satisfação dos consumidores na edição do ano passado, que ficou em 91%.

De acordo com Diego Ivo, CEO da Conversion, “a Black Friday se tornou a data mais importante do varejo brasileiro”, sendo que há expectativas para a data “tanto dos varejistas quanto dos consumidores”. Dessa forma, segundo o executivo, a ocasião pode ser um “período de alento” em meio às instabilidades econômicas.

Compras na Black Friday

Portanto, segundo a pesquisa, nesta Black Friday, 72,3% dos consumidores pretendem fazer suas compras em meios digitais, o que mostra uma preferência pela comodidade e economia de tempo. Confira o ranking de preferência dos consumidores na Black Friday:

  • 40,7% – Sites / Lojas virtuais;
  • 26% – Lojas Físicas;
  • 25% – Aplicativos;
  • 6,6% – Redes sociais;
  • 1,7% – Telefone.

Além disso, o levantamento mostra que a maioria dos consumidores pretende descobrir as melhores ofertas da Black Friday “acessando o site das minhas marcas favoritas” (16,1%). Em seguida, aparece “acessando meus sites de compra favoritos” (15,5%) e “pesquisando no Google” (14,7%).

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90% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

Mão segurando celular com tela mostrando compras online
Imagem: 13_Phunkod/shutterstock.com

Categorias de produtos que pretendem comprar

Por fim, confira quais as principais categorias de produtos os consumidores pretendem comprar na Black Friday deste ano:

  • Eletrônicos & Eletrodomésticos: 15,7%;
  • Celulares: 14,0%;
  • Moda & Acessórios: 11,4%;
  • Calçados: 11,3%;
  • Cosméticos: 8,5%;
  • Casa & Móveis: 6,6%;
  • Infantil: 5,4%;
  • Educação, Livros: 4,8%;
  • Turismo & Viagens: 3,8%;
  • Jóias e Relógios: 3,7%;
  • Material Esportivo: 3,5%;
  • Pet: 2,7%;
  • Ferramentas: 2,7%;
  • Serviços: 2,2%;
  • Imóveis: 1,8%;
  • Pacote de Internet: 1,4%;
  • Financeiro (bancos…): 0,6%.

Sendo assim, o levantamento mostra que os celulares perderam o posto de produtos com maior intenção de compra para os “Eletrônicos e Eletrodomésticos”, que neste ano são os preferidos de 15,7% dos consumidores.

Imagem: 13_Phunkod/shutterstock.com