Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

90% dos brasileiros pretendem comprar na Black Friday

90,5% dos brasileiros têm intenção de fazer compras na Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro. Confira mais detalhes!

De acordo com dados do Relatório Black Friday 2023, realizado pela Conversion, 90,5% dos brasileiros têm intenção de fazer compras na Black Friday, que acontece no dia 24 de novembro. Dessa forma, o setor varejista espera que o faturamento seja maior do que no ano passado, já que o número de participantes desta edição deve aumentar em 9% em comparação a 2022.

O alto nível de intenção de compras na Black Friday deste ano pode ser graças ao nível de satisfação com as compras da edição de 2022. Isso porque 91% dos consumidores afirmaram que se sentiram muito satisfeitos ou satisfeitos com suas compras no ano passado.

Produtos mais desejados da Black Friday

Confira as principais categorias de produtos os consumidores pretendem comprar na Black Friday deste ano de acordo com o levantamento da Conversion:

  • Eletrônicos & Eletrodomésticos: 15,7%;
  • Celulares: 14,0%;
  • Moda & Acessórios: 11,4%;
  • Calçados: 11,3%;
  • Cosméticos: 8,5%;
  • Casa & Móveis: 6,6%;
  • Infantil: 5,4%;
  • Educação, Livros: 4,8%;
  • Turismo & Viagens: 3,8%;
  • Joias e Relógios: 3,7%;
  • Material Esportivo: 3,5%;
  • Pet: 2,7%;
  • Ferramentas: 2,7%;
  • Serviços: 2,2%;
  • Imóveis: 1,8%;
  • Pacote de Internet: 1,4%;
  • Financeiro (bancos…): 0,6%.

Dessa forma, a categoria “Celulares” (14,0%) perdeu o posto de produto mais desejado para “Eletrônicos e Eletrodomésticos” (15,7%), que teve um aumento aproximado de 10% na intenção de compra dos consumidores.

Na imagem, mulher com sacola escrito "Black Friday"
Imagem: Feelimage / Shutterstock.com

Quanto os consumidores pretendem gastar

Ainda segundo a pesquisa da Conversion, 50% dos consumidores pretendem gastar acima de R$ 1 mil nesta Black Friday. Confira o ranking da intenção dos gastos:

  • Entre R$ 1.000,01 e R$ 3 mil: 32,8%;
  • Entre R$ 500,01 e R$ 1 mil: 20,9%;
  • Mais de R$ 3.000,01:16,8%;
  • Entre R$ 300,01 e R$ 500,00: 13,5%;
  • Entre R$ 150,01 e R$ 300,00: 12,7%;
  • Até R$ 150,00: 3,3%.

Enfim, 72,3% dos consumidores brasileiros preferem os meios digitais para realizar suas compras na Black Friday.

Imagem: Feelimage / Shutterstock.com