Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BNDES terá nova linha de crédito especial

Nas próximas semanas, existe a previsão de que o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) apresente uma linha de crédito em dólar exclusiva para o agronegócio.

Até o momento, entretanto, o modelo de financiamento ainda está em fase de negociação no Ministério da Agricultura.

Em suma, essa nova linha de crédito do BNDES terá como objetivo destinar recursos à ampliação da produção rural e compra de equipamentos agrícolas. Essa necessidade resulta principalmente da produção recorde da safra de soja.

Linha de crédito atenderia médios e grandes produtores de exportação

Para o assessor especial do Ministério da Agricultura, Carlos Ernesto Augustin, a linha de crédito contempla a demanda de médios e grandes produtores rurais, cuja colheita tem como fim a exportação. Assim, esses agricultores recebem essencialmente em moeda estrangeira.

Como a negociação das safras se dá no exterior, a variação cambial não afeta seu valor final. Com o BNDES oferecendo uma linha de crédito em dólar aqui no Brasil, eles conseguirão realizar os pagamentos com maior segurança e taxas mais baixas.

Ministério da Agricultura e BNDES não concordam em relação à taxa de juros

Augustin esclarece que o principal problema na negociação de termos da linha de crédito é a taxa de juros. Em suma, ela se aplicará em todos os empréstimos realizados para compra de equipamentos agrícolas, como tratores e colheitadeiras.

Para o assessor do Ministério da Agricultura, o ideal seria aplicar uma taxa em torno da variação do dólar mais 5%.

Entretanto, o BNDES demonstrou que isso significa apenas os custos do banco em ofertar a linha de crédito. Para a instituição, seria necessário, pelo menos, a taxa em torno da variação do dólar mais 8%.

“Estamos nessa fase agora de definir essas questões, mas a gente acha que dólar mais 8% tem uma demanda. Seria 8% de taxa real para o produtor que recebe em dólar, muito abaixo da Selic atual”, disse uma fonte do BNDES em exclusividade à Reuters.

Imagem: Salty View / shutterstock.com – Edição: Equipe SeuCréditoDigital