Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boa notícia! 13 milhões de brasileiros deixaram de passar fome

De acordo com um levantamento do Instituto Fome Zero (IFZ), encomendado pelo Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), a quantidade de brasileiros em situação de fome caiu de 33 milhões em 2022 para 20 milhões em 2023.

Assim, a pesquisa tem como base os dados da Pesquisa de Orçamento Familiar e a Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios Contínua (PNAD Contínua) do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Veja mais detalhes!

Queda na fome

Portanto, a queda no número de brasileiros em situação de fome se deve em grande parte ao aumento do salário mínimo, à distribuição de recursos através do Bolsa Família e à diminuição da inflação sobre produtos alimentícios. 

Assim, além de programas socioeconômicos adotados, outros fatores como o declínio do desemprego e a estabilização dos preços foram notáveis na redução do número de pessoas em situação de insegurança alimentar, caindo de 32,8% em 2021 para 28,9% em 2023. 

fome pesquisa Unicef
Imagem: panitanphoto / Shutterstock.com

Longo caminho a se percorrer

No entanto, apesar do progresso evidente, ainda existe um longo caminho a se percorrer para a erradicação total da fome no país. Já que, mesmo com uma queda nos preços dos alimentos em 2023, o estudo sugere precaução ao considerar tal tendência.

Veja também:

Saque-aniversário do FGTS: confira as mudanças e novas decisões sobre o tema

Pois, que os preços ainda não retornaram aos níveis pré-pandemia, levando à preocupação sobre a sustentabilidade dos preços a longo prazo. Dessa forma, a pesquisa categoriza a Insegurança Alimentar em duas partes:

  • Moderada: em que a pessoa não consome três refeições diárias; e
  • Grave: em que a pessoa passa um dia ou mais sem comer. 

É importante lembrar que, em 2018, quatro anos após a saída do Mapa da Fome, o Brasil voltou a assistir um aumento nos índices de insegurança alimentar. Trazendo o país de volta ao mapa, com 33 milhões de brasileiros em situação de fome em 2022, de acordo com os dados da Rede Brasileira de Pesquisa em Soberania e Segurança Alimentar (PENSSAN).

Imagem: panitanphoto / Shutterstock.com