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Boa notícia da Serasa sobre crédito

Segundo dados da Serasa, o cenário de crédito tem um motivo importante para comemorar. Entenda nesta matéria!

No dado mais recente, de outubro de 2022, o índice de regularização de dívidas de empresas da Serasa Experian ficou em 44,4%. Segundo avaliação do órgão, a maior quantidade de contas em dia se encontra no setor industrial, no agronegócio, no terceiro setor, nas empresas do varejo e no setor de utilities.

Para a elaboração da análise, a Serasa considerou as dívidas registradas por mês no sistema de inadimplência, além das contas pagas por até 60 dias.

Serasa indica quais contas estão com bom histórico de pagamento

De acordo com os dados, o segmento que engloba o setor industrial, o agronegócio e o terceiro setor teve 54% dos seus débitos regularizados. Em seguida, estão as empresas do varejo, cuja regularização atingiu 52%. Por fim, o setor de utilities, que engloba contas comuns, como água e luz, teve 50% de suas contas pagas.

Por outro lado, dívidas relacionadas a seguros e telefonia obtiveram menos pagamentos do que em análises passadas, chegando a 3,5% e 10,8% de regularização, respectivamente.

Nordeste lidera recuperação de crédito

Outro aspecto importante da avaliação da Serasa é a localização das empresas que realizam os pagamentos. Confira o ranking de nível de recuperação:

  1. Região Nordeste: 51%;
  2. Regiões Sul e Norte: 48%;
  3. Região Centro-Oeste: 42%;
  4. Região Sudeste: 40%.

Importância da regularização

Para o economista da Serasa Experian, Luiz Rabi, “estar com as contas em dia com fornecedores e parceiros é fundamental para garantir a saúde dos negócios”. Afinal, quitar tais compromissos garante as condições ideais para a manutenção das vendas.

Por exemplo, ao manter os pagamentos de fornecedores em dia, a empresa pode garantir o seu estoque de insumos. Com isso, as unidades mantêm as vendas e, consequentemente, um fluxo de caixa estável.

Sem isso, as atividades precisariam reduzir ou, até mesmo, parar, o que culminaria em diminuição de arrecadação e da confiabilidade da marca para o mercado.

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com