Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boa notícia! Intenção de consumo das famílias apresenta alta pelo 4º mês consecutivo

O índice de intenção de consumo das famílias passou de 101,1 em agosto para 102,6 em setembro. Veja mais detalhes!

De acordo com a Pesquisa Nacional de Intenção de Consumo das Famílias (ICF), da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), o índice de intenção de consumo das famílias passou de 101,1 em agosto para 102,6 em setembro. Já em setembro de 2022, o índice foi de 84,4.

Assim, em agosto deste ano, o índice passou da percepção de insatisfação dos consumidores (abaixo de 100), para satisfação (acima de 100), com a capacidade de consumo se mantendo em setembro deste ano. Veja mais detalhes do índice.

Intenção de consumo das famílias

consumo
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Em síntese, o ICF é um indicador que antecede o potencial das vendas do comércio. Assim, os resultados medem o grau de satisfação e insatisfação dos consumidores. Dessa forma, o índice acima de 100 pontos mostra que a população está satisfeita com seu emprego, renda e capacidade de consumo.

Portanto, a pesquisa da CNC analisa 18 mil questionários mensalmente, em todas as Unidades Federativas, que contam com sete indicadores:

  • Emprego Atual;
  • Renda Atual;
  • Acesso ao Crédito;
  • Nível de Consumo Atual;
  • Perspectiva de melhoria profissional para os próximos seis meses;
  • Expectativas de consumo para os próximos três meses;
  • Avaliação do momento atual para compra de bens duráveis.

Aumento do índice entre os brasileiros

Enfim, a intenção de consumo entre aqueles com renda de até 10 salários mínimos (R$ 13.200,00) passou de 98,8 pontos em agosto para 102,0 em setembro. Já entre aqueles com renda acima de 10 salários mínimos, a intenção de consumo passou de 113,0 para 115,5 em setembro.

Veja também:

Donos de cartão de crédito Itaú podem ganhar 1 milhão de pontos; veja como

Além disso, a pesquisa da CNC também trouxe outra notícia boa aos brasileiros, já que, em setembro deste ano, o nível de endividamento não apresentou alta, pois a quantidade de famílias endividadas foi de 77,4%, a mesma porcentagem do mês anterior.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com