Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boa notícia: período de espera para concessão de auxílio-doença do INSS cai para 26 dias; confira

O INSS anunciou a redução do tempo de espera para concessão do auxílio-doença. Confira mais detalhes sobre o benefício!

Recentemente, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) anunciou uma boa notícia a seus segurados. Trata-se da redução do tempo de espera para concessão do auxílio por incapacidade temporária, conhecido popularmente como auxílio-doença graças ao uso do aplicativo Atestmed.

De acordo com dados da Diretoria de Benefícios e Relacionamento com o Cidadão (Dirben), houve uma queda no Tempo Médio de Concessão (TMC), que passou de 28 dias em novembro para 26 dias em dezembro do ano passado. Veja mais detalhes!

Concessão de auxílio-doença do INSS

Apenas em 2023, por meio do Atestmed, o INSS concedeu 627.620 benefícios por incapacidade temporária em todo o Brasil. Assim, dezembro registrou o maior número de pedidos deferidos, totalizando 113.498 concessões. 

Dessa forma, ao longo do ano, de acordo com a Dirben, o INSS recebeu 1.386.864 pedidos de concessão através do Atestmed, sendo novembro o mês com a maior quantidade de solicitações, num total de 202.677.

INSS apresenta novidade sobre a perícia médica
Imagem: Zigres/shutterstock.com

Como solicitar o benefício por meio do Atestmed

Portanto, os interessados em solicitar o auxílio-doença por até 180 dias podem fazer o requerimento pelo site ou aplicativo Meu INSS (disponível para Android e iOS), onde encontrarão a opção “Pedir Benefício por Incapacidade”. Assim, com todos os documentos em mãos, o processo de solicitação é simples e intuitivo.

Então, o documento a ser anexado ao pedido deve incluir informações como: nome completo, data de emissão, diagnóstico ou código da CID. Além de assinatura do profissional, identificação do médico, data de início do afastamento das atividades laborais e prazo para recuperação. 

Veja também:

Placas com final 4 devem pagar o IPVA até HOJE (16); saiba mais

No entanto, vale destacar que atestados antigos, com data de emissão igual ou superior a 90 dias da data do requerimento, não são aceitos. Após a finalização do requerimento, é só aguardar a análise documental do INSS. Ademais, o acompanhamento da solicitação pode ser feito pelo aplicativo e também pelo 135.

Imagem: Zigres/shutterstock.com