Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Boleto parcelado pode ser utilizado por quem tem nome sujo?

Estar com o nome sujo significa ter restrições para diversas opções de crédito, mas o mesmo se aplica ao boleto parcelado? Confira!

Muitas pessoas enfrentam a condição de inadimplência o que as restringe ao acesso a vários serviços financeiros, como financiamentos, empréstimos e cartões de crédito. Essa situação, conhecida popularmente como nome sujo” também se aplica ao boleto parcelado?

Essa é, portanto, de uma nova opção de crédito entre as já citadas. Assim, muitos consumidores têm dúvidas quanto ao seu funcionamento, incluindo aqueles que estão no vermelho. Saiba mais detalhes sobre essa forma de pagamento na sequência!

É possível usar o boleto parcelado mesmo com nome sujo?

Homem descobrindo que está com o nome sujo
Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com

Muitas empresas que oferecem opção de pagamento boleto parcelado não colocam restrições a quem está com o nome sujo ou negativado. Essas instituições entendem a necessidade das pessoas que enfrentam essa situação e buscam dar a elas uma opção de pagamento flexível, muitas vezes sem necessidade de análise de crédito.

Veja também:

Apresentar atestado falso caracteriza-se como crime?

Porém, essas condições variam de acordo com a política interna de cada empresa. Algumas delas, por exemplo, podem adotar critérios próprios para liberação do parcelamento do boleto para negativados. Entre eles, estão a apresentação de comprovante de renda, limitação do valor de crédito proporcionado, número reduzido de parcelas e até mesmo o pagamento de um valor de entrada.

Saiba mais sobre essa forma de pagamento

Nessa modalidade, o valor total da compra é dividido em várias parcelas que são pagas mensalmente por meio de boletos. Logo, quem escolhe a modalidade de boleto parcelado, inclusive aqueles que estão com nome sujo, tem a opção de dividir o valor da compra de acordo com sua capacidade financeira, tornando a aquisição de produtos ou serviços mais acessíveis.

Ainda, vale destacar que ter o nome sujo significa que o consumidor está listado em cadastros de proteção ao crédito, como a Serasa, por exemplo. Essa condição ocorre devido ao não pagamento de uma dívida, levando o indivíduo a situação de inadimplência. Logo, ficar sem crédito no mercado para determinadas compras é uma das consequências diretas dessa situação.

Dessa forma, o boleto parcelado acaba se tornando uma opção para quem está com o nome sujo. Porém, é preciso ter cautela ao utilizar essa opção para não aumentar ainda mais a dívida entre os credores.

Imagem: Prostock-studio / Shutterstock.com