Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa de Valores: é possível recuperar ações esquecidas?

Saiba mais sobre como recuperar ações esquecidas na Bolsa de Valores a fim de evitar perdas em seus investimentos!

Investimentos em ações são uma boa maneira de construir patrimônio a longo prazo, mas eles requerem atenção e gestão contínua. Ao longo dos anos, é possível que investidores percam o rastro de seus ativos na Bolsa de Valores, especialmente em casos onde houve mudanças de endereço, falta de comunicação ou mesmo perdas de documentos.

Dessa forma, é possível recuperar ações esquecidas, afinal? Descubra a resposta para essa pergunta e as demais informações sobre o assunto na sequência!

Por que investidores perdem o rastro das ações na Bolsa de Valores?

Mãos segurando um celular com gráficos e setas que mostram cotação de um ativo. Ao fundo, desfocado, um notebook com uma exibição semelhante
Imagem: JOURNEY STUDIO7 / shutterstock.com

Existem várias razões pelas quais um investidor pode perder o rastro de suas ações. Mudanças de endereço sem a devida atualização nas corretoras, a falta de comunicação sobre os investimentos em família e até mesmo o esquecimento de ativos adquiridos em empresas que passaram por privatizações ou que mudaram significativamente de perfil no mercado, são alguns dos motivos comuns.

Ademais, identificar se possui ações em nome do investidor é o primeiro passo para a recuperação. Isso pode ocorrer ao entrar em contato com o departamento de relações com investidores das empresas que suspeita ser acionista ou, em casos em que essa informação não é clara. Ainda, pode-se buscar auxílio jurídico para obter informações através da Receita Federal ou instituições financeiras.

O que fazer para recuperar ações esquecidas?

Sendo assim, uma vez identificada a posse de ações na Bolsa de Valores, o processo de recuperação pode se iniciar. Documentos como certidão de óbito, no caso de herança, testamentos, ou simplesmente a identificação do titular são fundamentais.

Veja também:

Medo da demissão diminui entre brasileiros; aponta pesquisa da CNI

Além disso, entender o prazo de resposta das empresas e considerar os possíveis custos são etapas importantes. Confira abaixo, portanto, algumas dicas sobre o que fazer.

  • Contato com o departamento de relações com investidores: Primeiro passo para confirmar a posse de ações;
  • Assistência Jurídica: Necessária quando não há informações claras sobre as ações;
  • Avaliação Justa dos Papéis: Considere o histórico da empresa e possíveis dividendos não recebidos.

Em alguns casos, pode haver a necessidade de recorrer ao judiciário para obter informações detalhadas e proceder com a recuperação dos ativos.

Imagem: JOURNEY STUDIO7 / shutterstock.com