Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: 8,3 milhões de famílias já foram bloqueadas por ESTE motivo

Mais de 8,32 milhões de famílias foram bloqueadas do Bolsa Família por ESTE motivo. Confira mais detalhes e previna-se!

Com o intuito de identificar e remover cadastros irregulares no Bolsa Família, neste ano, o governo federal realizou um grande pente fino entre os beneficiários do programa social. Assim, mais de 8,32 milhões de cadastros foram bloqueados devido à inconsistência de dados relacionados à renda e composição familiar.

Em contrapartida, em 2023, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) inclui 2,66 milhões de novos beneficiários no Bolsa Família. Essas novas inclusões se devem à Busca Ativa que identificou pessoas em situação de vulnerabilidade que tinham direito ao benefício, mas ainda não estavam inscritas no programa.

Papel do CadÚnico no Bolsa Família

Portanto, a exclusão das famílias do Bolsa Família se deve à fiscalização rigorosa dos dados do Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), sistema que identifica as pessoas elegíveis para receber o benefício. Dessa forma, os benefícios puderam ser direcionados realmente a quem têm direito.

Assim, essas ações, que tiveram início em março de 2023, envolveram diferentes processos de revisão, como a Averiguação Cadastral Unipessoal, Averiguação Cadastral de Renda. Além da Revisão Cadastral, com o objetivo de analisar os dados dos beneficiários.

Símbolo vermelho de proibição sobreposto à imagem de um cartão do Bolsa Família e várias notas de R$100.
Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Integração entre o CadÚnico e o CNIS

Além disso, o MDS promoveu a integração dos dados do CadÚnico com os do Cadastro Nacional de Informações Sociais (CNIS). Esse cadastro conta com mais de 80 bilhões de registros administrativos referentes à renda, vínculos de emprego formal e benefícios previdenciários. 

Veja também:

Empresas de telefonia lançam central que encontra celular e verifica número de telefone

Diante disso, a integração permitiu a correção automática das informações sobre a renda das famílias, promovendo mais precisão e justiça na concessão dos benefícios. Enfim, todas essas medidas visam acabar com a irregularidade nos programas sociais do governo federal. E, como dito anteriormente, garantir que apenas as pessoas que precisam recebam os repasses.

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital