Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Empresas de telefonia lançam central que encontra celular e verifica número de telefone

Conheça o novo serviço que utiliza tecnologia avançada para prevenir fraudes, proteger seus dados e encontrar seu celular.

Em um mundo cada vez mais conectado à tecnologia, garantir a sua segurança digital é essencial. Nesse sentido, a GSMA, associação global de operadoras de telefonia, têm investido em métodos de segurança cada vez mais eficientes. Recentemente, foi anunciado o lançamento de um serviço que vai ajudar as operadoras a encontrar celulares.

Essa localização é feita através de uma plataforma que oferece a desenvolvedores e provedores de nuvem acesso unificado às redes das operadoras. Com essa junção de dados, é possível encontrar dispositivos, fazer a verificação de número e também a análise de troca de cartão SIM.

Como funciona o sistema que encontra celulares?

Essa localização acontece através de uma API (Interface de Programação de Aplicações). Em suma, esse sistema garante que um serviço está realmente sendo utilizado em um celular com o número registrado. A ideia é que essa validação constante ajude a tornar o sistema mais seguro e confiável, reduzindo a incidência de fraudes.

plataforma digital para acordos de dívidas

Outro recurso importante é a verificação da troca de cartão SIM, ou simplesmente chip. O sistema é capaz de identificar se um determinado número de telefone realizou recentemente a troca do chip, o que pode ser indicativo de fraudes, como a clonagem de chips.

Afinal, por que é importante confirmar a localização do dispositivo?

Essa confirmação de localização pode ser de grande utilidade para verificar a validade de transações financeiras, como saques em dinheiro ou o uso de cartão de crédito em locais não convencionais. Isso reduziria ainda mais as chances de ocorrência de fraudes. 

O objetivo desse novo serviço é trazer mais segurança aos usuários de serviços digitais, garantindo a veracidade das informações e dificultando a ação de fraudadores. Além disso, a proposta é que todas essas informações de rede estejam reunidas em um único lugar, ajudando até mesmo a polícia a encontrar celulares roubados.

Veja também:

SAIU: Calendário de pagamentos do PIS 2024; confira

Portanto, a esperança é que, com a implementação dessa nova ferramenta no Brasil, as transações online se tornem ainda mais seguras, protegendo melhor os dados e a privacidade do usuário.

Imagem: Tero Vesalainen / Shutterstock.com