Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: acompanhamento obrigatório já tem data para começar; confira

O governo está convocando os beneficiários do Bolsa Família para realizar o acompanhamento obrigatório do programa social. Veja mais!

A Prefeitura de Poá, na Região Metropolitana de São Paulo, está convocando os beneficiários do Bolsa Família para realizar o acompanhamento obrigatório do programa social. Assim, a ação é direcionada para crianças de até sete anos de idade, de ambos os sexos, e gestantes.

Dessa forma, o procedimento terá início no dia 4 de março e seguirá até o dia 28 de junho, em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município. E, caso o acompanhamento obrigatório não seja realizado pelos beneficiários, eles poderão ter o pagamento do Bolsa Família bloqueado. Veja mais detalhes!

Acompanhamento obrigatório do programa social

Portanto, os beneficiários do Bolsa Família que preencherem o perfil deverão comparecer a uma UBS com documento de identidade do responsável familiar, carteira de vacinação, o cartão do programa social, comprovante de endereço e o cartão de acompanhamento pré-natal (se for uma gestante).

Assim, o atendimento ocorrerá de segunda a sexta-feira, das 9h às 11h e das 13h às 15h. De acordo com Felipe Esteves, secretário municipal de Assistência Social de Poá, é de extrema importância que os beneficiários compareçam dentro do prazo em uma UBS para fazer o procedimento.

Mão segurando celular com logo do Bolsa Família na tela
Imagem: rafapress/shutterstock.com

Condicionalidades do Bolsa Família

Em síntese, o Bolsa Família contempla famílias que estejam inscritas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e que tenham renda familiar mensal de até R$ 218. No entanto, para receber o benefício mensalmente é preciso cumprir algumas condicionalidades que funcionam como uma espécie de contrapartida pelo pagamento. Confira:

  • Crianças de até 6 anos incompletos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos incompletos: frequência escolar mínima de 75%;
  • Gestantes: realizar acompanhamento pré-natal;
  • Crianças menores de 7 anos: fazer o acompanhamento nutricional (peso e altura);
  • Estar com o calendário nacional de vacinação em dia.

Imagem: rafapress/shutterstock.com