Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família e BPC terão novos cortes; beneficiários serão convocados ainda este mês

Brasileiros podem ter benefícios suspensos ou encerrados. Veja o calendário das análises cadastrais e saiba como não perder os auxílios.

O governo irá realizar revisões no Bolsa Família e no Benefício de Prestação Continuada (BPC). A ação será implementada pelo Ministério do Desenvolvimento Social, Família e Combate à Fome.

Nesse sentido, o processo será dividido em quatro etapas e começará a partir deste mês, segundo o calendário divulgado pelo órgão nesta terça-feira (12). Assim, em caso de irregularidades, o cidadão poderá ter seu benefício cortado. Vale lembrar que a revisão da distribuição dos benefícios está sendo feita com frequência pelo governo federal.

Cortes em benefícios

A última revisão foi realizada em agosto. Nesse contexto, 1,4 mil famílias tiveram seus recursos suspensos ou cortados. Assim, para continuar sendo contemplado com as medidas, é necessário que o cidadão mantenha os dados do CadÚnico atualizados. Além disso, deve-se seguir as demais regras estipuladas.

Veja também:

Bancos esperam redução na taxa de juros pelo Copom até o final deste ano; veja

Na nova fase de revisões, serão analisadas as situações das famílias que atualizaram seus cadastros em 2018 e 2019. Nesse caso, o indivíduo receberá um comunicado de convocação para apresentar documentos, a fim de regularizar sua situação e seguir recebendo os benefícios.

Duas mãos segurando o benefício Salário-família em notas de 50 e 100 reais
Imagem: Vergani Fotografia/ Shutterstock.com

Grupos analisados

O governo separou os contemplados em grupos. Assim, no grupo 2, estão os participantes que não atualizam seus cadastros há cinco anos, sendo composto por beneficiários do Bolsa Família, BPC e da Tarifa Social de Energia Elétrica. Já o grupo 3 é composto por famílias com dados de 2019.

Por fim, veja o calendário das análises cadastrais:

  • Setembro/2023: público 2 é convocado para atualização;
  • Outubro/2023: público 2 que não atualizou os dados tem o benefício bloqueado; público 3 é convocado para atualização;
  • Novembro/2023: público 2 que não atualizou tem o benefício cancelado;
  • Janeiro/2024: público 3 que não atualizou tem o benefício bloqueado;
  • Fevereiro/2024: público 3 que não atualizou tem o benefício cancelado;
  • A partir de junho/2024: por fim, começam a ser feitas as exclusões dos cadastros não atualizados.

Imagem: gustavomellossa/ Shutterstock.com