Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: governo manda fiscalização bater à porta dos beneficiários; fique atento!

Ação do MDS em conjunto com a CGU realiza fiscalização de beneficiários do Bolsa Família. Entenda mais sobre!

Para assegurar a regularidade dos beneficiários do Bolsa Família, a Controladoria-Geral da União (CGU) realizará a fiscalização de 60 cidades do país. A operação da Rede Federal de Fiscalização está prevista para terminar em dezembro deste ano. 

A fiscalização, além de verificar sobre os beneficiários, também tem como objetivo controlar o atendimento para a população que recebe o Bolsa Família e que possui inscrição no Cadastro Único.

Desse modo, além da averiguação das autoridades, os cidadãos também poderão realizar denúncias sobre o programa. Entenda mais sobre! 

CGU realiza fiscalização de beneficiários 

O alvo da Rede Federal de Fiscalização, fruto de parceria do MDS com o CGU, são cidades em que há um grande número de cadastros unipessoais. Esses são os casos em que a família do beneficiário é composta de uma pessoa. Em agosto, o MDS determinou que o limite para arranjos unipessoais é de 16% por município. Outras irregularidades no Cadastro Único, como dados errados, terão igual atenção. 

Veja também:

Bradesco vai fechar as portas de agência e decisão gera revolta

A ação possui também o intuito de verificar a qualidade dos atendimentos realizados pelos CRAS. Com essa análise, o ministério responsável pelo Bolsa Família verifica as cidades que necessitam de ajuda para cadastrar as famílias que vão receber o benefício e assim conseguem ampliar o serviço de forma eficaz à população. 

Mão segurando um megafone. Ao lado, uma placa com a exclamação em destaque.
Imagem: Studio Romantic/shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital

Denúncias do Bolsa Família 

Se houver a suspeita de uso indevido do Bolsa Família, assim como o recebimento ilegal do benefício, o cidadão pode realizar sua denúncia. Assim, ele também pode informar sobre atendimentos irregulares do CRAS para haver a manutenção dos serviços. 

Os meios possíveis de denúncia são: 

  • Mídias e jornais; 
  • Formulário do MDS; 
  • Telefone 0800 707 2003; 
  • Carta endereçada ao MDS (Esplanada dos Ministérios – Bloco C – 9º andar – Sala 936 e 940 CEP 70046-900 – Brasília/DF). 

Dessa forma, caso a irregularidade seja comprovada pelo ministério, seja por fiscalização ou por denúncia popular, o Bolsa Família do beneficiário é suspenso e ele fica bloqueado do programa até a normalização do cadastro. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com – Edição: Seu Crédito Digital