Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: pente-fino mira famílias que entraram no programa na véspera da eleição

Os cadastros do Bolsa Família (Auxílio Brasil) feitos às vésperas da eleição passarão por um pente-fino a partir deste mês de abril. Confira

Os cadastros do Bolsa Família (antigo Auxílio Brasil) feitos às vésperas da eleição presidencial passarão por um pente-fino a partir deste mês de abril. De acordo com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias (PT), esse processo tem como objetivo dar maior eficiência ao programa e também gerar provas que o governo Jair Bolsonaro (PL) cometeu crime eleitoral.

Em janeiro deste ano, teve início a primeira fase do pente-fino com foco nas famílias que tinham renda acima do estipulado pelo governo, que é de até R$ 218,00 por pessoa ao mês, o que resultou no corte de 1,5 milhão de beneficiários em março.

Bolsa Família em troca de voto

Portanto, agora o pente-fino do governo federal é focado nos beneficiários que entraram no programa sem o controle necessário nos meses que antecederam à eleição. Dias afirmou à CNN, que a substituição dos sistemas de registro por um aplicativo gerou a entrada de beneficiários sem que houvesse rigor técnico na análise dos candidatos.

Segundo o ministro, as informações obtidas nessa nova etapa de averiguação serão enviadas à Advocacia-geral da União, podendo contribuir com as apurações de um possível crime eleitoral, onde pessoas foram colocadas no programa social em troca de votos.

Beneficiários terão que dar explicações

No entanto, nesta etapa, ao contrário da primeira fase do pente-fino, onde houve desligamento automático dos beneficiários em situação irregular, haverá um prazo para que aqueles que tiverem alguma irregularidade detectada possam dar explicações. 

Assim, será realizado apenas um bloqueio do Bolsa Família e, após o beneficiário dar as devidas explicações, o ministério tomará a decisão se irá cancelar ou não o benefício.

Mais famílias beneficiárias

Como o governo quer cumprir a meta da Organização das Nações Unidas (ONU) de tirar o Brasil do Mapa da Fome até 2026, aos poucos tem incorporado novas famílias ao Bolsa Família. Dessa forma, em março, cerca de 700 mil pessoas foram incluídas no programa, neste mês de abril, a expectativa é de mais 300 mil novos beneficiários.

Imagem: rafapress / Shutterstock – Edição: Seu Crédito Digital