Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família: pesagem obrigatória chega ao fim nesta sexta-feira (11)

Nesta sexta, termina o prazo para pesagem obrigatória do Bolsa Família. Confira como realizar o procedimento para não ficar sem o benefício.

Para fazer parte do Bolsa Família, é preciso que o interessado cumpra alguns requisitos, entre eles: estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de R$ 218,00 por pessoa. Além disso, ao integrar o programa social, o beneficiário deve cumprir algumas condicionalidades.

Assim, as condicionalidades funcionam como uma contrapartida por estar recebendo o benefício. Dessa forma, entre elas está a pesagem obrigatória, em que, periodicamente, os beneficiários do Bolsa Família devem se pesar em local determinado pela prefeitura onde mora. Veja mais detalhes!

Pesagem obrigatória do Bolsa Família

Portanto, nesta sexta-feira (10), chega ao fim o prazo para pesagem obrigatória do Bolsa Família. Dessa forma, o público-alvo da pesagem são mulheres entre 14 e 44 anos, crianças de até sete anos e gestantes. Assim, caso os beneficiários que se enquadram nesse perfil não compareçam, terão o Bolsa Família suspenso.

Veja também:

Lista do Auxílio Gás: saiba se você tem direito

Dessa forma, os beneficiários que residem em Dom Pedrito, no Rio Grande do Sul, devem ir até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) com o cartão do Bolsa Família ou Número de Inscrição Social (NIS), cartão do Sistema Único de Saúde (SUS), documento de identificação, caderneta de vacinação das crianças e carteira gestante.

Fita métrica em primeiro plano. Ao fundo, pés humanos sobre uma balança.
Imagem: VGstockstudio/shutterstock.com

Outras condicionalidades

Além da pesagem obrigatória, para manter os repasses do Bolsa Família, é preciso que as famílias cumpram as seguintes condicionalidades:

  • Crianças com idade entre 4 e 6 anos: frequência escolar de pelo menos 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos: frequência escolar mínima de pelo menos 75%;
  • Gestantes: acompanhamento pré-natal;
  • Família: ter a carteira de vacinação atualizada segundo o calendário vacinal nacional.

Enfim, é preciso que o Responsável Familiar esteja de acordo com cada uma das condicionalidades acima para não ter o Bolsa Família suspenso. Por fim, clique aqui para conferir o calendário de pagamento de novembro.

Imagem: VGstockstudio/shutterstock.com