Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Lista do Auxílio Gás: saiba se você tem direito

Verifique sua elegibilidade para o Auxílio Gás e melhore a qualidade de vida da sua família. Descubra se você tem direito ao benefício.

Embora muitos não estejam cientes, o Auxílio Gás, ou Vale-gás, é uma iniciativa importante que está ajudando as famílias mais vulneráveis ​​a lidar com os preços elevados do gás de cozinha no Brasil. Implementada pela primeira vez em 2021, essa assistência beneficia as famílias registradas no CadÚnico.

Pago a cada dois meses, o auxílio tem o valor baseado na média nacional do preço de um botijão de gás GLP (Gás Liquefeito de Petróleo) de 13 kg. A responsabilidade desse cálculo de valores é da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Assim, ao amenizar o impacto do aumento dos preços do gás para as famílias de baixa renda, essa medida também garante mais segurança energética para esses cidadãos. Saiba mais detalhes sobre o Auxílio Gás a seguir e veja se você tem direito a esse benefício.

Quem tem direito ao Auxilio Gás?

Para ser elegível ao Auxílio Gás, é necessário que a família esteja registrada no CadÚnico. Esse registro destina o auxílio a famílias com uma renda familiar de até meio salário mínimo por membro. Além disso, grupos com renda familiar total de até três salários mínimos, pessoas que vivem sozinhas ou em situação de rua também podem ser beneficiados.

Veja também:

Cartão de crédito de grande empresa pode ser cancelado a qualquer momento: fique atento!

Desse modo, você pode fazer o registro para o Auxílio Gás diretamente em um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS), em um Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS) ou em um posto de atendimento do CadÚnico.

auxílio-gás direito
Imagem: Stefan Lambauer / Shutterstock.com

Ademais, apenas estar inscrito no CadÚnico não garante que você será um dos beneficiários do Auxílio Gás. A seleção depende do orçamento destinado ao programa, bem como do número de famílias na condição de vulnerabilidade no município em questão.

Valor do benefício

Como mencionado, o valor concedido pelo Auxílio Gás é a média dos preços nacionais de um botijão de gás GLP de 13 kg, conforme calculado pela ANP. Nos últimos meses, esse valor está em torno de R$ 100. Além disso, o pagamento segue o calendário do Bolsa Família, nos meses de fevereiro, abril, junho, agosto, outubro e dezembro.

Para as famílias que se qualificam para o Auxílio Gás, o valor é depositado em uma conta digital ou bancária especificada no registro. Se não houver nenhuma dessas opções, uma poupança social digital é aberta automaticamente, onde o montante é depositado. Assim, o valor fica disponível para retirada em casas lotéricas ou em agências da Caixa Econômica Federal por 120 dias.

Imagem: renata sattler colella / Shutterstock.com