Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família terá antecipação de duas parcelas em março? Saiba mais!

Bolsa Família pode ter antecipação de duas parcelas em março, beneficiando milhões de famílias em todo o país.

A antecipação das parcelas do Bolsa Família para março e abril gerou confusão entre os beneficiários, que buscavam informações sobre a possibilidade de receber os pagamentos de forma antecipada em suas cidades. A saber, a notícia inicial indicava que todos os municípios estariam incluídos na antecipação, mas uma análise mais detalhada revelou que a situação é mais complexa.

Alguns municípios podem ter seus pagamentos antecipados, enquanto outros seguirão o calendário regular de pagamentos do programa.

Dessa forma, a antecipação das parcelas pode trazer benefícios para os beneficiários, especialmente em um momento de dificuldades econômicas.

Bolsa Família antecipado

Mão segurando celular com tela mostrando nome do programa Bolsa Família
Imagem: rafapress / shutterstock.com

A verdade é que a antecipação dos pagamentos ocorrerá apenas para os beneficiários residentes em municípios que decretaram situação de calamidade pública ou estado de emergência. Trata-se de um procedimento padrão do Governo Federal em situação de emergência, usualmente válido por dois meses.

Logo, a antecipação mencionada pelo senador corresponde, na verdade, à primeira instância de pagamento antecipado, com março e abril sendo adiantados por estar em situação de emergência.

Quais municípios terão a antecipação?

Após a declaração do estado de calamidade pública, os pagamentos do Bolsa Família foram antecipados para fevereiro e março em algumas regiões. Entretanto, as antecipações foram feitas separadamente para cada mês, não em uma data unificada. Isso ocorreu em determinados municípios, como:

  • Ibatiba (ES);
  • Macapá (AP);
  • Embu-Guaçu (SP);
  • Socorro (SP);
  • Sorocaba (SP).

No RJ, municípios como Barra do Piraí, Belford Roxo, Duque de Caxias, Japeri, Mendes, Mesquita, Nova Iguaçu, Queimados e São João de Meriti tiveram o estado de calamidade pública renovado, possibilitando a antecipação dos pagamentos. Por outro lado, o município do Rio de Janeiro, que não teve a renovação do estado de calamidade, não receberá o benefício antecipado em março de 2024.

Em Roraima, cidades como Amajari, Alto Alegre, Cantá, Caracarai, Iracema, Mucajai, Normandia, Pacaraima, Uiramutã terão sua primeira antecipação do Bolsa Família em março, com a segunda parcela do benefício sendo paga em abril, caso renovem o estado de calamidade pública.

Onde verificar as datas de pagamento do Bolsa Família?

O pagamento antecipado do Bolsa Família estará disponível a partir de 15 de março, considerando a primeira data de pagamentos mensais do programa. Assim, as datas completas podem ser consultadas no calendário do Bolsa Família, disponível a partir de 05 de março, no início do mês.

Veja também:

Stone recebe R$ 2 bilhões de empréstimo com foco em pequenas empresas

Então, vale lembrar que os beneficiários com Número de Identificação Social (NIS) terminando em 2 e 7, cujo pagamento geralmente ocorre em uma segunda-feira, poderão acessar a parcela antecipada no Caixa Tem já no sábado anterior. Confira o calendário de pagamentos do programa Bolsa Família para março:

  • NIS 1: 15 de março
  • NIS 2: 18 de março
  • NIS 3: 19 de março
  • NIS 4: 20 de março
  • NIS 5: 21 de março
  • NIS 6: 22 de março
  • NIS 7: 25 de março
  • NIS 8: 26 de março
  • NIS 9: 27 de março
  • NIS 0: 28 de março

Portanto, apesar de alguns beneficiários de municípios em estado de emergência terem os pagamentos antecipados, a antecipação não é para todas as localidades, como foi amplamente divulgado. O esclarecimento dessas questões é fundamental para evitar confusões e desinformações entre os cidadãos que dependem do programa de assistência social do Governo Federal.

Imagem: rafapress / shutterstock.com