Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsonaro é pressionado a doar parte dos R$ 17 milhões recebidos por Pix a órfãos da Covid; entenda

Movimento deseja que parte do valor recebido pelo ex-presidente seja destinado à pessoas que perderam os pais na pandemia.

A Comissão de Paz e Justiça de São Paulo iniciará uma campanha para pressionar Jair Bolsonaro a destinar doações para órfãos da Covid-19. O movimento será feito por meio de um abaixo-assinado e será iniciado nesta semana.

O ex-presidente recebeu R$ 17 milhões, por Pix, como forma de doação de seus apoiadores. A Comissão deseja que parte deste valor seja enviado à crianças e adolescentes que perderam seus pais durante a pandemia.

Fala de Bolsonaro

O presidente da Comissão, Antonio Funari, declarou ao Estadão que o movimento surgiu após uma fala de Bolsonaro, e funcionaria como uma forma de resposta a ela. A afirmação foi propagada em julho, na participação do ex-presidente em um evento do PL Mulher, em Santa Catarina, declarou que após o pagamento das multas, com as doações recebidas, sobraria dinheiro para tomar um caldo de cana e comer pastel com sua esposa, Michelle Bolsonaro. Antonio classificou o episódio como “escárnio”.

O desejo da organização é que o valor restante do pagamento das pendências seja destinado às pessoas que perderam seus pais durante a pandemia. As penalidades aplicadas ao ex-chefe do Executivo foram por conta da não utilização das máscaras, em São Paulo, quando o item de proteção era obrigatório. A medida visava diminuir a propagação do vírus da Covid.

Campanha de auxílio

O movimento será composto com publicações nas redes sociais e da assinatura do abaixo-assinado, que pode ser feita a partir da próxima sexta-feira (11). Ele terá a assinatura de todas as entidades participantes da Campanha Contra a Criminalização dos Movimentos Sociais. O documento também poderá ter o registro da população em geral.

Se for bem sucedida, o valor será enviado para 130 mil crianças e adolescentes que sofreram perdas na pandemia. O presidente da Comissão finalizou afirmando que elas são vítimas do próprio governo Bolsonaro e que o auxílio seria uma forma de compensar o grupo pelo comportamento do ex-presidente neste período.

Imagem: Alf Ribeiro/ Shutterstock