Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Conta de luz mais barata? Bolsonaro diz que vai reduzir a bandeira para “normal”

Na última quinta feira, o presidente Jair Bolsonaro disse que vai determinar ao ministro Bento Albuquerque, de Minas e Energia, que altere a bandeira tarifária da energia elétrica de “vermelha” para “normal” em novembro. Diante disso: será que vai haver uma redução na conta de luz? Saiba mais abaixo.

Conta de luz mais barata? Bolsonaro diz que vai reduzir a bandeira para “normal”

Mesmo com a criação da Câmara de Regras Excepcionais para Gestão Hidroenergética (Creg), que pode tomar medidas em relação à gestão da crise energética, as alterações nas bandeiras tarifárias precisam se basear em estudos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), responsável por escolher a cada mês a bandeira em vigor.

Em suma, a bandeira em vigor não é a “vermelha”. E sim, a “escassez hídrica”, a mais cara, anunciada em agosto. Ademais, a bandeira adiciona R$ 14,20 às faturas a cada 100 kW/h consumidos. Também não há bandeira tarifária “normal”. Além da “vermelha” e da “escassez hídrica”, as outras duas são a “verde” (sem taxa adicional) e a “amarela” (R$ 1,874 adicionais a cada 100 kW/h consumidos).

De acordo com Bolsonaro:

“Meu bom Deus nos ajudou agora com chuva. Estávamos na iminência de um colapso. Não podíamos transmitir pânico à sociedade. Dói a gente autorizar o ministro Bento, das Minas e Energia: ‘Decreta bandeira vermelha’. Dói no coração. Sabemos das dificuldades da energia elétrica. Vou pedir para ele [ministro de Minas e Energia] — pedir não, determinar — que ele volte para a bandeira normal no mês que vem”.

Por fim, vale ressaltar que segundo a Aneel, a previsão é que a bandeira “escassez hídrica” permaneça até o dia 30 de abril de 2022.

Enfim, quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mundo das finanças?

Então nos siga no canal do YouTube e em nossas redes sociais, como o FacebookTwitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: lovelyday12 / shutterstock.com