Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

BPC terá pagamento adiantado: veja se você recebe

O pagamento do BPC será adiantado para uma parcela da população de determinada região. Veja se você tem direito!

Para ajudar as vítimas das chuvas do litoral norte de São Paulo, o Ministério da Previdência Social anunciou, nesta quinta-feira (23), que antecipará o pagamento dos ‘Benefícios de Prestação Continuada’ (BPC), visando que essas pessoas tenham recursos para reconstruir as suas vidas.

No último final de semana, fortes chuvas atingiram o litoral norte paulista, causando diversos deslizamentos nos municípios e deixando várias pessoas sem casa. Além disso, houve o registro de ao menos 40 mortos e muitas pessoas ainda estão desaparecidas.

Após essas fortes chuvas, moradores de Guarujá, Bertioga, São Sebastião, Caraguatatuba, Ilhabela e Ubatuba terão direito a receber o BPC antecipadamente.

Outros benefícios além do BPC

Para subsidiar as famílias atingidas, o Governo Federal tem criado diversas ações. Há uma promessa de união dos âmbitos federal, estadual e municipal para reconstruir as áreas e rodovias atingidas.

Inclusive, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que visitou a região na segunda-feira (20), prometeu reconstruir a rodovia Rio-Santos.

Outro benefício que será liberado é o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), que anunciou a antecipação de um mês de benefício para as pessoas que recebem algum tipo de auxílio.

É possível ter acesso a esse dinheiro a partir do dia 27 de março, no entanto, antes disso é necessário que a pessoa manifeste o interesse em recebê-lo. 

Promessas do governo

Logo após as fortes chuvas atingirem o litoral de São Paulo, membros do governo Lula se pronunciaram e foram para a região na última segunda-feira (20).

Além de liberarem o benefício do INSS, benefícios do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) também foram disponibilizados para as pessoas atingidas.

Além disso, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, afirmou que as pessoas atingidas terão prioridade na hora de solicitar o ‘Minha Casa, Minha Vida’.

O ministro da Secretaria de Comunicação Social, Paulo Pimenta (PT), inclusive, salientou que o programa, que ficou desativado durante sete anos, seria essencial para evitar que tragédias em relação a moradias voltassem a acontecer.

Imagem: Alexandre Zorek / Shutterstock.com