Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bradesco divulga novidade surpreendente; confira

Entenda como esta novidade do Bradesco pode fazer diferença na atuação do banco nas próximas décadas. Saiba mais!

O Bradesco anunciou, recentemente, que tem mantido relações com a IBM para o desenvolvimento da tecnologia quântica dentro da instituição. Assim, ainda que seja um tipo de inovação em teste, o grupo busca estar ‘preparado’.

Vale destacar que, ao contratar os serviços de segurança da IBM, o banco busca ter parceria com a empresa privada com melhor resultado, até o momento, sobre este tipo de ferramenta em desenvolvimento.

Simultaneamente, o Bradesco também informou os motivos que levaram o grupo a fazer tal negócio, ponderando o peso da segurança. Ademais, continue na leitura para saber a diferença da computação quântica para a convencional.

Objetivos do Bradesco

De modo geral, o Bradesco busca, através da parceria com a IBM, ter acesso a uma tecnologia que pode ser fundamental em um futuro próximo. Todavia, a grande motivação do banco privado é garantir a segurança de dados dos seus clientes, como senha e informações sensíveis.

Dessa forma, Cíntia Barcelos, diretora de tecnologia do Bradesco, em entrevista ao Valor, apontou que “a computação quântica chega para resolver problemas que hoje demorariam anos para se executar. Uma das consequências no futuro pode ser o impacto nos sistemas de proteção de dados. Entendemos que nossa preparação é prioridade neste momento”.

Além disso, a diretora do Bradesco salienta que o banco espera “que a tecnologia possa ser amplamente utilizada em um período de cinco a dez anos”.

Detalhes da tecnologia quântica

Em suma, a computação quântica continua em fase experimental. Contudo, esse é um tipo de tecnologia cuja capacidade é consideravelmente maior do que a dos computadores convencionais. Por exemplo, o humano pode utilizar tal tipo de ferramenta para a solução rápida de diversos problemas relacionadas a áreas como:

  • Saúde pública;
  • Logística;
  • Mudanças climáticas.

Nesse contexto, Cíntia aponta que a “computação quântica não vem para substituir a clássica. As duas vão coexistir”.

Por fim, a diretora acredita que o objetivo do Bradesco, nesse primeiro momento, é melhorar a sua segurança interna e de seus clientes e, especialmente, se precaver do ‘avanço das tecnologias’ que podem ser utilizadas para o roubo de dados.

Imagem: Diego Thomazini / shutterstock.com