Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil é o país com mais contas em bancos digitais no mundo

Os bancos digitais estão cada vez mais populares, e o Brasil é número 1 em usuários com contas ativas no mundo. Veja mais dados sobre o tema!

Desde que entraram no mercado, os bancos digitais se tornaram mais numerosos e populares. Especialmente entre as gerações mais novas. Prova disso é que, no Brasil, 9 a cada 10 pessoas afirmam preferir contas digitais em relação às tradicionais.

Assim, de acordo com a pesquisa encomendada pela Akamai à Cantarino Brasileiro, atualmente 89% dos brasileiros entre 20 e 29 anos preferem bancos digitais aos tradicionais.

Já em relação aos entrevistados acima de 40 anos, esse número passa para 67%, em relação aos que preferem bancos digitais, contra 33% dos que ainda gostam mais dos tradicionais. Então, para saber mais sobre os resultados, e outros dados sobre bancos digitais no Brasil, confira o texto completo a seguir.

Brasileiros estão no topo da lista de usuários com contas em bancos digitais

Ainda de acordo com a pesquisa da Akamai, além da porcentagem de 89% dos jovens entre 20 a 29 anos, que preferem bancos digitais, entre pessoas de 30 a 39 anos esse número também é alto. Nesse caso, são 81% dos adultos entre 30 e 39 anos.

Além disso, o Brasil ocupou, em 2022, o primeiro lugar entre os países com mais contas digitais. O dado é de uma pesquisa realizada pela Finder, que mostrou que 43% dos adultos brasileiros tem contas digitais. A expectativa é que, até 2027, a maioria dos brasileiros tem contas nesses bancos.

Em segundo lugar no ranking vem a Indonésia, com 26% dos usuários com contas digitais; a Irlanda, com 22%; a Singapura, com 21%; e Hong Kong, com um total de 20%. A menor porcentagem pertence aos EUA, que tem apenas 8% da população com contas em bancos digitais.

Bancos tradicionais ainda seguem competitivos, diz pesquisa

Contudo, os dados deixam claro que, mesmo com a preferência dos bancos digitais, em especial pelos jovens, o mercado segue dividido e competitivo.

Afinal, cerca de 70% dos entrevistados afirmaram ter contas em ambas as modalidades. Tanto tradicional como digital. Ou seja, apesar da preferência de se manter nas empresas digitais, as contas em bancos tradicionais seguem ativas.

Mas, apesar da popularidade dos bancos digitais, na prática as instituições tradicionais seguem na frente, uma vez que são a conta principal de 66% dos brasileiros. Em 2020, esse número era de 37%, ou seja, houve um crescimento.

Por outro lado, o número de clientes que tem conta apenas em banco tradicional caiu de 57%, em 2020, para 21%, em 2022.

A partir desses dados, podemos concluir que, sim, os brasileiros gostam de ter bancos digitais em sua vida, até porque eles facilitam diversas transações do dia a dia. Porém, esse público ainda não abriu mão da estabilidade, proximidade e credibilidade dos bancos tradicionais.

Este texto foi escrito com informações das empresas Cantarino Brasileiro, Akamai Technologies, Blog de Educação Financeira O Melhor Trato e Finder.

Imagem: F8 studio / Shutterstock.com