Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil pode aumentar produção de petróleo por dia; confira

Governo diz que produção de petróleo vai crescer nos próximos anos. Veja quantos barris serão extraídos por dia.

Durante evento na última semana, o diretor-geral da Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), Rodolfo Saboia, deu uma ótima notícia sobre o setor. De acordo com ele, o Brasil vai aumentar a sua capacidade de produção de petróleo nos próximos anos.

Esse crescimento é o resultado dos investimentos que as empresas do setor, inclusive a Petrobras, fizeram nos últimos 5 anos. Nesse período, US$ 90 bilhões foram investidos (cerca de R$ 450 bilhões) na extração e produção de petróleo e gás natural.

Atualmente, a média de produção do Brasil está em torno de 3,5 milhões de barris de petróleo por dia. Esse número deve chegar a 4 milhões já em 2025.

Produção de petróleo pode aumentar com o lançamento de 20 novas plataformas

De acordo com informações da ANP, até 2027 mais 20 plataformas de petróleo entrarão em funcionamento no país, o que vai impactar positivamente o aumento da produção. Além disso, outro motivo que contribuiu para esse crescimento foi a recuperação dos campos maduros.

Nesse caso, as petroleiras independentes tiveram um papel de protagonismo em assumir essas áreas de produção de petróleo e conseguir manter o campo ativo e rentável. Além disso, vários campos do pré-sal estão na sua curva ascendente de produção, alcançando os seus melhores resultados.

Pessoas com luvas grosas, mãos em concha, cheias de petróleo
Imagem: Kirill Gorshkov / Shutterstock.com

Novas áreas

Apesar do anúncio do aumento da produção de petróleo do país, a ANP está com o sinal de alerta ligado. Isso porque a produtividade dos campos brasileiros pode começar a cair a partir de 2030. O que levaria a uma redução na quantidade de barris de petróleo por dia.

Veja também:

Ministro se pronuncia sobre saque-aniversário do FGTS

Assim, para evitar uma crise de desabastecimento, Saboia afirma ser necessário investir em novas fronteiras de produção. Por exemplo, as reservas de petróleo que estão próximas à linha equatorial e que são motivo de disputa entre a Petrobras e o Ibama. 

Imagem: Kirill Gorshkov / Shutterstock.com