Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasil terá o maior imposto do mundo com nova Reforma Tributária?

Com a aprovação da Reforma Tributária, o Brasil terá maior imposto do mundo? Saiba mais informações sobre o assunto!

A cobrança de impostos se dará de forma diferente com a aprovação de uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que tramita no Congresso Nacional. Dessa forma, é possível que o Brasil será o país que terá o maior imposto do mundo?

Isso porque a Reforma Tributária passará pela análise do plenário do Senado Federal ainda nesta semana. Saiba mais sobre as mudanças nos tributos através dessa PEC e como será a distribuição desses impostos na sequência.

Brasil terá o maior imposto do mundo com a aprovação da Reforma Tributária?

Pessoa segurando papel escrito "reforma tributária" sobre panos da cor verde e amarela.
Imagem: rafastockbr / shutterstock.com

Nesta terça-feira (7), a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o texto da Reforma Tributária por 20 votos a 6. Nesse sentido, a expectativa é de que o texto vá ao plenário da Casa na próxima quarta-feira (8), segundo o líder do governo no Senado, Jaques Wagner.

Ademais, o Imposto sobre o Valor agregado (IVA) unificará 5 tributos, entre eles o PIS, o Cofins e o IPI (federais), ICMS (estadual) e o ISS (municipal). Logo, a ideia da equipe econômica do Ministério da Fazenda é manter a alíquota do IVA na faixa de 24% a 27%.

Veja também:

CEO do Itaú revela que 60 milhões de cartões podem ser CANCELADOS; entenda o motivo

Porém, caso haja a implementação de exceções, como a isenção ou redução de impostos para alguns setores, o IVA pode ultrapassar os 30%. Assim, isso levaria o Brasil a ter um dos maiores impostos do mundo.

Saiba mais sobre a Reforma Tributária

Caso o Senado aprove essa PEC, o texto precisará voltar à Câmara dos Deputados, que aprovou essa medida em julho deste ano, para a análise das mudanças feitas pelos senadores.

Ademais, esse tipo de reforma está em pauta no país há aproximadamente 30 anos. Dessa forma, o governo, os economistas e o setor empresarial, em sua grande parte, entendem que as mudanças impulsionarão a economia do país na medida em que haja a simplificação da cobrança de impostos.

Portanto, a previsão é de que haja a queda nos preços dos produtos, já que há a expectativa em dinamizar a produção, apesar da alíquota ser uma das maiores do mundo.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com