Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CEO do Itaú revela que 60 milhões de cartões podem ser CANCELADOS; entenda o motivo

CEO do Itaú revela que milhões de cartões podem ser cancelados depois de decisão do governo. Entenda a situação.

Durante apresentação dos resultados do terceiro trimestre deste ano, o CEO do Itaú revela que 60 milhões de cartões podem ser cancelados no Brasil depois do fim do ano. De acordo com ele, esse seria o resultado do estabelecimento de um limite para os juros do rotativo.

Em outubro deste ano, o governo federal aprovou uma lei que determina um teto para os juros do rotativo do cartão de crédito, que hoje está em 441,1%. Assim, os bancos têm um prazo de 90 dias para determinar esse teto, caso contrário o limite será 100% do valor da dívida total.

Isso quer dizer que, a cada ano, o valor da dívida poderá dobrar em relação ao ano anterior. Contudo, as instituições financeiras alertam para o impacto que isso pode causar na economia do país.

CEO do Itaú prevê 60 milhões de cartões cancelados em todo o país

Para Milton Maluhy Filho, CEO do Itaú, o teto do rotativo obrigará os bancos a deixarem de oferecer esse serviço para os seus clientes. Então, 60 milhões de cartões devem ser cancelados, não apenas do Itaú, mas de diversas empresas do setor.

Veja também:

Promoção Clube Smiles oferece plano a R$ 1; veja como aproveitar até segunda-feira (13)

Na sua fala, ele destacou que centenas de milhares de pessoas vão deixar de fazer parte do mercado, já que perderão parte do seu poder de compra sem os plásticos. Além disso, o impacto econômico dessa medida pode chegar a R$ 350 bilhões.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com

Parcelado sem juros

O CEO do Itaú alertou sobre os cartões de crédito cancelados e sobre o parcelado sem juros do cartão. Maluhy diz que o parcelamento das compras é importante para a economia do Brasil. Entretanto, alerta que esse é um dos causadores da inadimplência dos clientes.

Para ele, as pessoas com pouco conhecimento financeiro se comprometem com várias compras em parcelas sem juros e depois têm dificuldade para pagar toda a fatura do cartão, o que leva ao endividamento e à inadimplência.

Imagem: Olleg / Shutterstock.com