Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros estão em perigo de perder muito dinheiro com malware que rouba contas bancárias

O BrasDex é um malware que rouba contas bancárias e se infiltrou em diversos celulares de brasileiros. Veja como não ter o celular infectado.

Um malware que rouba contas bancárias e consegue, por exemplo, realizar transações não autorizadas como o PIX, é o novo foco de atenção em todo o Brasil. Isso porque, de acordo com informações da empresa de segurança digital ThreatFabric, o país é alvo do software malicioso.

Confira como se proteger do malware que rouba contas bancárias e quais cuidados você deve ter.

Como funciona o BrasDex

Os primeiros estudos sobre o software BrasDex indicam que o malware que rouba conta bancárias está ativo no Brasil há mais de um ano. Sendo assim, ele já se infiltrou em diversos aplicativos bancários, como se fosse uma configuração para celulares com Android.

Na prática, ele obtém as informações de login e permite que o hacker realize movimentações bancárias como se fosse o titular da conta. Por exemplo, transferências via PIX, TED, DOC ou mesmo o pagamento de contas ou boletos.

A ThreatFabric ainda explicou que o sistema do BrasDex utiliza um rastreamento muito potente. Além disso, ele possui um keylogging muito complexo. Em outras palavras, a captura do que o usuário digita é feita na hora e enviada para quem criou o vírus.

Ainda que sua forma mais comum seja imitar um aplicativo do sistema Android, é importante explicar que o malware que rouba contas bancárias pode infectar computadores também. Para piorar, o BrasDex consegue até mesmo o controle total de um aparelho infectado.

Como impedir que o malware se instale em seus dispositivos

Para garantir que o BrasDex não roube seus dados bancários, a proteção é similar a outros requisitos de segurança digital. Por isso, é necessário que o usuário:

  • Nunca clique em links suspeitos ou desconhecidos;
  • Mantenha a senha do celular e a autenticação em duas etapas sempre ativa;
  • Acesse o Registrato e confira frequentemente suas movimentações financeiras;
  • Evite a instalação de aplicativos fora da loja do Android e use apenas plataformas oficiais.

Por último, certifique-se de manter um antivírus atualizado em todos os seus dispositivos eletrônicos. No menor sinal de suspeita, avise imediatamente o seu banco e peça o bloqueio de sua conta.

Imagem: fizkes/shutterstock.com