Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros estão mais otimistas com a economia de 2024, aponta FEBRABAN

Dados do Radar Febraban mostram os brasileiros mais otimistas com o cenário da economia para o próximo ano. Saiba mais!

Com a chegada do fim de ano, as expectativas para o próximo começam a ser formadas. Nesse sentido, uma pesquisa realizada pela Febraban (Federação Brasileira dos Bancos) mostra que os brasileiros estão mais otimistas em relação à economia para 2024. 

De acordo com dados do estudo, 59% das pessoas acreditam que o país vai melhorar a partir do próximo ano. Em relação ao mesmo período de 2022, é possível observar um aumento no otimismo de 4 p.p. 

Sob esta perspectiva, na comparação anual, o índice de pessimistas a respeito da economia apresentou queda significativa. Em dezembro de 2022, 26% falaram que a situação ia piorar no próximo ano. Agora, este contingente caiu para 17%. 

Expectativas dos brasileiros para a economia de 2024

A pesquisa da Febraban ainda apresenta a expectativa dos brasileiros para o próximo ano entre os diferentes grupos sociodemográficos. Desse modo, entre a população, os mais otimistas pertencem aos seguintes grupos:

  • Sexo feminino (60%);
  • Pessoas com idade entre 18 a 24 anos (60%);
  • Brasileiros com ensino fundamental completo (64%);
  • Brasileiros que recebem até dois salários mínimos (61%). 

No que se refere ao recorte regional, o maior percentual, de 65%, está localizado na região Nordeste do país. Em contrapartida, o menor contingente foi observado entre os residentes do Centro-Oeste (49%).

Bandeira do Brasil em forma de gráfico ascendente
Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com

Melhora do país em 2023

Por fim, vale destacar que os dados do estudo também mostram a percepção dos brasileiros em relação à economia ao longo deste ano. Nesse sentido, 49% avaliam que a situação está melhor do que no ano passado. Trata-se do maior percentual da série histórica. 

Neste aspecto, a percepção de melhoria do país ultrapassa os 50% entre as mulheres (53%), na faixa de idade de 25 a 44 anos (51%) e entre os que vivem no Nordeste (55%).

Veja também:

Após três meses consecutivos de alta, inadimplência apresenta queda

Sob esta perspectiva, o percentual daqueles que identificaram uma piora no cenário da economia nacional caiu de 34% para 20% nos últimos 12 meses. Já a avaliação de que o país está igual chegou a 30%, sendo que em dezembro do ano passado eram 25%.

Imagem: Ronnie Chua / Shutterstock.com