Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Brasileiros que fazem compras online vão pagar mais caro pela entrega

Triste notícia! Brasileiros vão pagar mais caro pela entrega de suas compras online. Saiba mais sobre a situação!

Triste notícia para os brasileiros! Recente decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) tornam mais caras as entregas das compras online, pois foi estabelecida uma mudança na Lei dos Caminhoneiros (n. 13.103/2015)

Com a alteração, as viagens de caminhão podem ter a duração dobrada e aumento de 40% nos custos do transporte no Brasil. Desse modo, siga na leitura para saber mais sobre a situação.

Decisão do STF de mudar lei pode encarecer entrega de compras online

Assim, por 8 votos a 3, o Supremo decidiu ser inconstitucional alguns dos dispositivos que abordam o período de trabalho e de descanso dos motoristas. O alerta, referente ao aumento dos fretes das compras online, foi dado pelo Sindicato das Empresas Transportadoras de Combustíveis e Derivados de Petróleo do Estado de Minas Gerais (Sindtanque).

Após a decisão do STF, ficou determinado que os trabalhadores do setor devem fazer, obrigatoriamente, 11 horas ininterruptas de descanso, ou seja, com o caminhão parado. Outro ponto é o tempo de espera de carga e descarga, o período passa a ser contado como hora de trabalho. Além disso, a cada seis dias, o caminhoneiro terá seu descanso semanal de 35 horas.

Impacto da mudança  

Para o presidente do Sindtanque, Irani Gomes, a decisão do STF deve “cair como uma bomba no setor”, uma vez que o impacto das novas regras deve ser de bilhões de reais, promovendo o aumento do frete das compras online. Gomes chega a temer um colapso viário.

Ainda, segundo o líder do sindicato, o país não tem infraestrutura para promover o cumprimento da regra do descanso para os caminhoneiros. Irani Gomes cita os custos de mais postos, abastecimento, alimentação e higiene desses trabalhadores. 

Com isso, acredita-se que o aumento dos custos seja em mais de 30% para as empresas. Consequentemente, o país poderá lidar com aumento do preço do frete para compras online, bem como inflação.

Imagem: Dilok Klaisataporn / shutterstock.com