Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico: atualização obrigatória pode ser feita de casa; veja como

Atualize seu Cadastro Único online e facilite o acesso a programas sociais como Bolsa Família sem sair de casa. Garanta seus benefícios hoje!

A era digital tem garantido cada vez mais facilidade e praticidade na realização de diversas tarefas. Entre elas, uma que chama a atenção é a possibilidade de atualizar o Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal online, fazendo com que o cidadão evite filas e deslocamentos desnecessários.

O Cadastro Único é a porta de entrada para diversos programas sociais, tais como o Bolsa Família, a Tarifa Social, o Vale-Gás, entre outros. Portanto, garantir que os dados estejam sempre atualizados no cadastro é fundamental para manter o acesso a esses benefícios.

Como atualizar o CadÚnico online?

Celular sobre teclado branco, exibindo app do CadÚnico na tela
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

A atualização cadastral do CadÚnico ficou mais fácil e acessível. A realização do processo ocorre de maneira simples e rápida através do aplicativo do CadÚnico ou pela versão web, no endereço virtual do CadÚnico.

Se for identificada a necessidade de atualização, o cidadão tem duas opções: fazer a confirmação dos dados pelo aplicativo ou site, caso não haja alterações, ou se dirigir a um posto de atendimento presencial na prefeitura do município onde reside.

Porém, para realizar a atualização cadastral do CadÚnico, é necessário conferir alguns pontos. Caso haja necessidade de inclusão, exclusão ou alteração de informações familiares, é fundamental comparecer a um posto de atendimento para realizar a atualização.

Importante lembrar

A atualização cadastral é um processo sério que requer muita atenção. A omissão ou fornecimento de dados errados pode acarretar em penalizações para o Responsável Familiar, incluindo a exclusão da família do cadastro e responsabilização civil e criminal.

Além da seriedade na prestação das informações, é importantíssimo que o cidadão mantenha seus dados sempre atualizados, garantindo assim, o acesso aos programas sociais do governo.

Quem pode fazer parte do CadÚnico?

O Cadastro Único destina-se às famílias com renda mensal per capita de até meio salário mínimo ou cuja renda total não ultrapasse três salários mínimos. Também podem se cadastrar: famílias em situação de rua, agricultores familiares, quilombolas, entre outros.

Veja também:

Quais os estados brasileiros que mais produzem energia solar?

A premissa para se inscrever no CadÚnico é ter uma pessoa responsável pela família para responder às perguntas do cadastro. Essa pessoa deve ser parte da família, morar na mesma casa e ter ao menos 16 anos. Cada membro da família deve apresentar um documento de identificação e comprovante de residência.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com