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Procon: saiba como os consumidores podem fazer reclamações de forma online ou pelo WhatsApp

O Procon ampliou seus canais de atendimento com o WhatsApp e um site exclusivo para reclamações. Saiba mais!

No Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta-feira (15), o Procon-DF divulgou o lançamento de canais digitais que permitirão o registro mais fácil e acessível de reclamações dos consumidores. Entre as novas formas de contato, destaca-se o uso do WhatsApp e um site exclusivo.

Trata-se, portanto, de um avanço, já que, anteriormente, era necessário registrar reclamações presencialmente, o que costumava ser uma barreira para muitos consumidores. Continue a leitura para mais informações!

Procon libera registro de reclamações pelo site ou WhatsApp

Procon libera registro de reclamações via WhatsApp e site.
Imagem: TippaPatt / shutterstock.com

Com a nova ferramenta, será possível abrir uma reclamação em tempo real por meio de um formulário online. Além disso, o usuário poderá tirar dúvidas, localizar os postos de atendimento do Procon e acompanhar o andamento de sua reclamação.

Para registrar uma reclamação online, o consumidor deve acessar o peticionamento eletrônico e fornecer as seguintes informações: nomes dos envolvidos, data do evento, onde ocorreu, quem pode testemunhar, apresentação de provas e apresentação de documento de identificação válido.

Após a confirmação da reclamação pelo Procon, a empresa demandada terá 20 dias para se manifestar sobre os fatos apresentados pelo cliente. No WhatsApp, a reclamação pode ocorrer com o envio de uma mensagem para o número do Procon, o +55 61 3218-772.

Dicas para prevenção a fraudes

Ademais, é importante lembrar que durante as comemorações do Dia do Consumidor e de outras datas relevantes para o varejo, muitas lojas podem oferecer “falsas promoções”.

Nesses casos, de acordo com o Procon-DF, há o aumento dos preços dos produtos na véspera. Assim, há a redução dos valores no dia do evento, simulando um desconto. Além disso, é comum a venda de produtos com defeitos sem aviso prévio.

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Como prevenção, portanto, é recomendado pesquisar o produto antes de finalizar a compra, guardar anúncios e comprovantes de pagamento, verificar a veracidade de páginas em redes sociais e sempre desconfiar de “oportunidades únicas”.

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