Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico libera benefícios para quem mora sozinho; veja quais são e como se cadastrar

Pessoas inscritas no CadÚnico que moram sozinhas também podem receber benefícios do governo; entenda melhor

O Cadastro Único, conhecido como CadÚnico, registra pessoas que se encontram em situação de vulnerabilidade social para serem beneficiárias de programas sociais, com o objetivo de facilitar o monitoramento das informações. Mas você sabia que o CadÚnico também libera benefícios para quem mora sozinho?

É cada vez maior o número de brasileiros que estão optando por morar sozinhos. Essa escolha ocorre por diversos motivos e se reflete nas políticas públicas sociais, que cada vez mais têm se voltado para esse novo modelo de residência. Desse modo, confira, a seguir, os benefícios que o CadÚnico oferece para quem mora sozinho.

O que é o CadÚnico?

O Cadastro Único, ou CadÚnico, é um programa de registro fundamental para diversos programas sociais no Brasil, como o Bolsa Família e o Auxílio Emergencial, que foi pago durante a pandemia. Ele funciona como base para a avaliação e distribuição de benefícios a famílias que enfrentam condições de pobreza e extrema pobreza.

Ele é importante pela sua capacidade de identificar, de forma precisa, aqueles que mais necessitam de assistência governamental, garantindo que os recursos alcancem quem realmente precisa. Para se cadastrar no CadÚnico, basta ir até um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) com um documento de identificação. Os profissionais do local orientam o cidadão sobre os próximos passos.

Veja também: Bolsa Família: confira calendário de pagamentos dos últimos 2 meses de 2023

Mão segurando celular que mostra tela inicial do aplicativo CadÚnico
Imagem: JERO SenneGs / Shutterstock.com

Quem mora sozinho também pode ter acesso aos benefícios do CadÚnico

Inicialmente voltado para famílias maiores, agora o CadÚnico também aceita o cadastro de pessoas que moram sozinhas para receberem benefícios. Dessa maneira, qualquer pessoa têm a possibilidade de se cadastrar se a renda total per capita for igual ou inferior a meio salário mínimo mensal, ou se o montante não exceder três vezes o salário mínimo.

Desse modo, pessoas que moram sozinhas podem receber, por exemplo, o Bolsa Família, o Auxílio Gás e descontos na conta de luz. Além disso, há programas sociais a nível municipal e estadual que também utilizam o CadÚnico, sendo esta uma boa alternativa.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com