Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Bolsa Família pode ter um novo requisito obrigatório; confira

Para receber Bolsa Família é preciso cumprir algumas condicionalidades. Confira o novo requisito para integrar o programa social!

Em março deste ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) relançou o Bolsa Família, o principal programa de transferência de renda do governo federal. Dessa forma, foram retomadas as condicionalidades para a manutenção do pagamento do benefício, como a obrigatoriedade de manter a caderneta de vacinação das crianças atualizada.

Diante disso, recentemente, o governo anunciou a inclusão da vacina contra a COVID-19 no calendário nacional de imunizações para crianças a partir de 2024. Então, a vacina contra a COVID-19 passará a ser obrigatória para os beneficiários do Bolsa Família não terem o pagamento suspenso.

Novo requisito obrigatório do Bolsa Família

A vacinação anual contra a COVID-19 é voltada a crianças com idade entre seis meses e cinco anos de idade e também a grupos prioritários, o que inclui idosos, gestantes e profissionais da saúde.

Veja também:

Afinal, onde investir com a taxa Selic em 12,25%?

Vale destacar que o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS) ainda não confirmou a obrigatoriedade dessa vacina para o recebimento do Bolsa Família. No entanto, como o imunizante contra a COVID-19 será incluído no calendário nacional de vacinação, pode-se inferir que também será uma das condicionalidades do programa.

Uma mão segurando um celular com o aplicativo do Bolsa Família aberto. Ao fundo, a tela de um computador com o site para verificar aumento do Bolsa Família.
Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com

Condicionalidades

Além de estar cadastrado no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e ter renda familiar mensal de até R$ 218,00 por pessoa, é preciso que a família beneficiária do Bolsa Família cumpra as seguintes condicionalidades para seguir recebendo os pagamentos mensais:

  • Crianças entre 4 e 6 anos: frequência escolar mínima de 60%;
  • Crianças e adolescentes entre 6 e 18 anos: frequência escolar mínima de 75%;
  • Crianças de até 6 anos: acompanhamento nutricional (peso e altura);
  • Gestantes: acompanhamento pré-natal;
  • Família: ter a carteira de vacinação em dia conforme o calendário vacinal nacional.

Por fim, clique aqui e confira o calendário de pagamentos do Bolsa Família de novembro.

Imagem: Sidney de Almeida / Shutterstock.com