Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

CadÚnico: prazo para atualizar dados acaba sexta e gera confusões nas filas

A proximidade do fim do prazo para atualizar as informações do Cadastro Único tem causado filas e confusão por todo o Brasil. Assim, de acordo com o Ministério da Cidadania, os beneficiários do Auxílio Brasil que estão há mais de dois anos sem alteração devem, até esta sexta-feira (14), atualizar as informações. 

Além disso, vale destacar que, até a última segunda-feira (10), cerca de 263 mil famílias ainda precisavam atualizar o sistema. 

Situação nos estados brasileiros

Veja, a seguir, qual é a situação das filas nos estados brasileiros. As informações são do g1.

Rio de Janeiro 

Primeiramente, no Rio de Janeiro, os postos do CadÚnico voltaram com longas filas nesta quinta-feira (13). Assim, no Cras de Guaratiba, zona oeste do estado, as primeiras pessoas da fila chegaram às 13h de quarta-feira (12) e aguardaram 18 horas para a abertura do posto. 

Diversas pessoas que não conseguiram o atendimento já se preparavam para esperar ali mesmo o expediente do dia seguinte. 

Salvador

Em Salvador a situação não foi diferente. Diversas pessoas formaram uma extensa fila na frente da Sempre (Secretaria Municipal de Promoção Social e Combate à Pobreza), desde as primeiras horas desta quinta-feira (13). 

Os atendimentos são feitos exclusivamente por agendamento. Apesar disso, diversas pessoas que não conseguiram a marcação se arriscaram para tentar resolver essa pendência. 

Belém 

Em Belém, os beneficiários do CadÚnico enfrentaram muita fila nesta manhã. Assim, algumas pessoas passaram a noite na fila e levaram até papelões para tentar ter uma noite menos desconfortável na espera para conseguir uma senha. Já outras pessoas usavam guarda-chuvas para se proteger do sol e do calor na capital paraense. 

Natal

Na cidade de Natal, os beneficiários do Auxílio Brasil e dos demais programas sociais voltaram para casa sem atendimento depois de passar horas na fila. Além disso, essas pessoas relatam que apenas 30 fichas foram distribuídas na unidade do CadÚnico da Ribeira, na zona leste da capital do Rio Grande do Norte. 

Assim, as pessoas que chegaram por volta das 6h afirmaram que só foram informadas de que não seriam atendidas cerca de três horas depois, ou seja, por volta das 9h. 

O que fazer se não conseguir atualizar o CadÚnico?

Primeiramente, a falta de atualização dos dados pode causar a suspensão de benefícios e, posteriormente, o cancelamento. Dessa forma, se os registros não forem regularizados, as famílias podem ser excluídas do Cadastro Único a partir de julho de 2023. 

Prazos

Confira, a seguir, quais são os prazos para fazer a atualização do sistema: 

Famílias com cadastro desatualizado desde 2016 ou 2017

  • Para evitar o bloqueio do Auxílio Brasil, o prazo é até 14 de outubro de 2022;
  • Para evitar o cancelamento do Auxílio Brasil e da Tarifa Social de Energia Elétrica, o prazo é até dezembro de 2022. 

Imagem: Joa Souza/shutterstock.com