Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa adverte sobre golpes: saiba como se proteger

Saiba como se proteger contra golpes financeiros com o alerta emitido pela Caixa e adote medidas de segurança para sua proteção!

Com a aceleração da digitalização das finanças, um alerta se faz necessário: a segurança das suas informações financeiras. A Caixa Econômica Federal, consciente do aumento dos golpes que afetam milhares de clientes diariamente, tem intensificado suas campanhas de conscientização sobre práticas seguras na internet.

Dessa forma, saiba mais informações os tipos de golpes mais comuns e as dicas essenciais para ajudar os clientes a se protegerem contra fraudes e preservarem sua segurança financeira . Continue a leitura!

Quais são os golpes mais comuns segundo a Caixa?

Celular com logo da Caixa Econômica Federal. Ao fundo, diversas notas de dinheiro.
Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com

Uma prática que tem se tornado comum envolve o envio de links suspeitos por mensagens de texto, e-mails ou através das redes sociais. Clicar nesses links é, muitas vezes, o primeiro passo para um verdadeiro pesadelo financeiro, abrindo portas para a instalação de malwares que têm como objetivo roubar dados pessoais e bancários.

Proteger suas senhas e informações pessoais nunca foi tão importante. A recomendação da Caixa, portanto, é a de evitar divulgar seus dados em sites e aplicativos não verificados. Ainda, deve-se ter cautela ao manter anotações de senhas que possam ter o acesso fácil por terceiros.

Ademais, diante de qualquer dúvida ou suspeita de fraude, a orientação é procurar os canais oficiais de atendimento da Caixa. Seja pelo site, pelo aplicativo (Android, iOS) ou por telefone, esses meios garantem uma comunicação segura com o banco, protegendo os clientes contra possíveis golpes.

Como abrir uma conta no banco de maneira segura?

Para quem deseja abrir uma conta, o processo seguro recomendado pela Caixa passa pelo uso do aplicativo Caixa Tem (Android, iOS). O registro nesse aplicativo é pensado para garantir a máxima proteção dos usuários, incorporando diversas medidas de segurança.

Veja também:

IR: confira como consultar se você caiu na malha fina

Deve-se, portanto, utilizar senhas complexas e únicas para cada serviço, manter o sistema operacional e aplicativos sempre atualizados. e evitar usar redes Wi-Fi públicas para transações bancárias. Assim, adotar essas práticas adicionais de segurança pode significar a diferença entre manter suas finanças seguras ou se tornar a próxima vítima de fraudes digitais.

Imagem: rafastockbr / Shutterstock.com