Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa anuncia redução nas taxas de juros após BC colocar a Selic em 13,25%

Após queda na taxa Selic, Caixa Econômica Federal decide reduzir os juros do empréstimo consignado; confira.

Nesta quarta-feira (02), a Caixa Econômica Federal (CEF) anunciou que os juros do empréstimo consignado serão reduzidos. A nova medida está diretamente ligada à mudança da taxa básica de juros do país. 

Após muitas expectativas e três anos sem corte, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa de juros básica do país, a Taxa Selic. Antes ela estava definida em 1,75% e com a redução passa a 13,25%.

Em vista disso, o anúncio da instituição federal confirmou que, a partir de agora, o juros do seu empréstimo consignado estará 2,3% mais baixo, sendo fixada em 1,70% ao mês.  A Caixa Econômica deu exemplos sobre as vantagens dessa redução. Confira a seguir. 

Empréstimo consignado da Caixa está mais vantajoso

De modo geral, os empréstimos consignados já são reconhecidos pelas baixas taxas de juros. Essas apresentam pequena porcentagem porque as parcelas são descontadas automaticamente da folha de pagamento dos aposentados, pensionistas e funcionários públicos que contratam este serviço. 

Nesse contexto, o risco de não pagamento da dívida é consideravelmente menor. Antes, os juros do consignado da Caixa era de 1,74% ao mês. Para fins comparativos, o banco comentou sobre um suposto empréstimo de R$ 10 mil líquidos.

Neste caso, se o cliente parcelar em 84 meses, ou seja, sete anos, a economia será maior que uma parcela de pagamento. Em outras palavras, isso significa que, nessa hipótese, o cliente deixará de pagar pelo menos uma parcela por causa da nova medida. 

Nesse sentido, a presidente da Caixa, Rita Serrano, destacou que essa iniciativa pode ajudar a vida financeira de muitos cliente e, consequentemente, terá um impacto positivo na economia. Ademais, em sua perspectiva, a medida está alinhada à realidade do país, sendo capaz de fomentar o desenvolvimento.

Limites de juros do consignado

Há alguns meses, o grupo de pessoas elegíveis a essa categoria de empréstimo não tinham tantas vantagens. Mas o Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) fez uma alteração.

Por um lado, os clientes seriam muito beneficiados, mas, por outro, as instituições financeiras seriam diretamente impactadas, tendo seus lucros afetados. Em vista disso, quando houve uma redução no limite do juros do consignado, os bancos pararam de oferecer esse serviço. 

Diante desse cenário, se fez necessário pensar em um limite que fosse vantajoso para ambas as partes. A partir disso, o limite foi definido em 1,97% ao mês. Por fim, a taxa da Caixa está devidamente alinhada. 

Imagem: rafapress / shutterstock.com