Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Desenrola Brasil já ‘desnegativou’ mais de 7 milhões de brasileiros

O Secretário da Fazenda apontou que os números do Desenrola Brasil surpreenderam e aponta alguns motivos. Saiba mais sobre!

Em entrevista ao portal Exame, Marcos Barbosa Pinto, secretário de Reformas Econômicas do Ministério da Fazenda, comunicou que o programa Desenrola Brasil já retirou mais de 7 milhões de anotações negativas de brasileiros.

Conforme Barbosa Pinto, o dado indica um desempenho melhor do que o próprio governo esperava quando lançou o programa de renegociação de dívidas. Inclusive, o secretário ainda apontou alguns dos motivos que auxiliaram neste cenário.

Ademais, espera-se o Desenrola Brasil siga tendo um desempenho acima do esperado ao longo dos próximos meses. Dessa forma, vale destacar alguns detalhes desta política do Governo Federal.

Desenrola Brasil superando as expectativas

Conforme os dados divulgados pelo secretário da Fazenda, o Desenrola Brasil já desnegativou mais de 7 milhões de brasileiros. Além disso, ele fez questão de destacar que esse número está, consideravelmente, acima do que era esperado pelo governo, que aguardava a retirada de anotações negativas de cerca de 1,5 milhões de brasileiros.

“O desenrola está superando bastante as expectativas nesse começo. A desnegativação teve uma adesão incrível”.

Marcos Barbosa Pinto

Vale destacar que o processo faz parte da primeira etapa do Desenrola Brasil que ‘obriga’ os bancos participantes a ‘limparem o nome’ dos clientes que possuem dívidas de até R$100.

Motivos para o ‘sucesso’

Inicialmente, o Governo Federal projetou o Desenrola Brasil para bancos de grande porte. Contudo, com o sucesso, algumas instituições financeiras menores estão ‘desnegativando’ o nome de clientes devido à pressão deles.

Nesse cenário, Barbosa Pinto aponta que “os varejistas que não estão nessa fase do Desenrola Brasil perceberam que os bancos estão ‘pegando’ a renda disponível”. Por fim, o secretário apontou que a iniciativa também tem feito instituições financeiras de menor porte criarem iniciativas e projetos voltados para seus clientes endividados.

Portanto, ele aponta que o Desenrola Brasil tem ‘invertido’ algumas ordens, indicando, assim, que “nós (governo) vemos uma procura grande das empresas pelos clientes e dos clientes pelas empresas”.

Imagem: rafastockbr / shutterstock.com