Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa e BB não perdem tempo e reduzem taxa de juros após decisão do Banco Central; entenda

Banco do Brasil e Caixa reduzem juros em resposta ao corte da Selic. Saiba quais foram as maiores mudanças!

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) tirou 0,50 ponto percentual da taxa Selic, e com isso, ela ficou definida em 12,75%. Em vista dessa queda, o Banco do Brasil (BB) e a Caixa Econômica Federal (CEF) atualizam suas taxas de juros. 

Serviços como empréstimos consignados, capital de giro e financiamentos do BB e da CEF já estão com os juros atualizados. Amanhã (21) a taxa está válida para as Pessoas Físicas (PF), enquanto as Pessoas Jurídicas (PJ) poderão aproveitá-las somente na sexta-feira (22). 

Quais foram as alterações do BB?

As alterações anunciadas pelo BB incluem a redução das taxas de juros em várias linhas de produtos tanto para PFs quanto para PJs. As reduções nas taxas de juros podem chegar até 0,04 ponto percentual ao mês, dependendo das características da linha de crédito.

Veja também:

Banco Central reduz a taxa Selic para 12,75%

Para os clientes pessoas físicas, as reduções nas taxas de juros abrangem diversas categorias de empréstimos e financiamentos, tais como crédito consignado destinado ao setor público e beneficiários do Instituto Nacional de Seguro Social (INSS).

Além disso, também houve redução em financiamento de veículos, empréstimo automático, empréstimo salário, benefício, renovação, 13º salário e cartão de crédito. No caso do consignado, a taxa de juros foi reduzida de 1,75% ao mês para 1,71% ao mês, enquanto a taxa máxima passou de 1,89% para 1,85%.

O que mudou na CEF?

As mudanças na CEF envolvem a redução das taxas de juros em várias categorias de empréstimos e financiamentos. Isso torna o crédito mais acessível para pessoas físicas e empresas de diferentes tamanhos.

A taxa de juros no crédito consignado, ou seja, destinado a pessoas físicas, foi reduzida de uma média de 1,61% ao mês para uma taxa inicial de 1,55% ao mês.

Reduções nos juros para PJs

Para pessoas jurídicas, o BB também reduziu as taxas em linhas de desconto de títulos, capital de giro, conta garantida e outros produtos. As reduções nas taxas variam de acordo com o relacionamento que a empresa possui com o banco.

Já a CEF oferece capital de giro a partir de 0,99% ao mês, o que representa uma redução de 0,22 ponto percentual em comparação com a taxa anterior. As empresas de médio e grande porte também se beneficiam das mudanças nas taxas.

Por fim, na linha de crédito parcelado, a taxa média será de CDI + 0,25% ao mês, uma redução de 10%. Já na linha Crédito Especial Empresa Investimento, a taxa de juros média agora é de CDI + 0,29% ao mês, o que representa uma redução de 9,37%.

Imagem: rafastockbr/ Shutterstock