Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa faz aperto geral em empréstimos: entenda o que está acontecendo

Além do consignado do Auxílio Brasil, outras modalidades de empréstimo foram suspensas pela instituição financeira

A Caixa Econômica Federal tem realizado cortes em suas linhas de empréstimo após o resultado das eleições. Além do consignado do Auxílio Brasil, outras condições de crédito foram limitadas pelo banco no último mês e suspensas para estados e municípios.

De acordo com a instituição financeira, o limite de contratação determinado anualmente pelo CNM (Conselho Nacional Monetário) está esgotado para este ano. 

Corte geral nos empréstimos 

Logo após o resultado final das eleições, foram relatadas situações de beneficiários do Auxílio Brasil que tiveram as solicitações do consignado canceladas pelo banco. Segundo informações obtidas pelo UOL, houve um corte significativo na liberação do dinheiro para tal modalidade. 

Além desse episódio, outras linhas mais antigas de crédito, destinadas a clientes mais propensos à inadimplência, foram interrompidas “por tempo indeterminado” no período. 

Na última semana, os empréstimos para os estados e municípios foram suspensos pelo banco.

Conforme informações do jornal O Globo, o corte se deu em todas as linhas, já que o orçamento do banco está comprometido e a instituição precisa seguir “limites internacionais de prudência”.

Consignado do Auxílio Brasil

O consignado do Auxílio Brasil contou com alta aderência assim que foi liberado. Vale lembrar que a regulamentação da modalidade foi oficializada no final do mês de setembro. A Caixa passou a liberar o crédito a partir do dia 11 de outubro. 

A partir da liberação, de 11 a 13 de outubro, foram liberados cerca de R$ 1,8 bilhão para mais de 700 mil beneficiários. Diante dos números expressivos, o Ministério Público pediu a suspensão da linha de empréstimo sob alegação de suspeita de a liberação ser realizada a fim de beneficiar a reeleição do presidente em exercício, Jair Bolsonaro (PL). 

Após o anúncio oficial do resultado das urnas e a vitória de Lula (PT), as regras do consignado vinculado ao programa social mudaram. Inclusive, o sistema de contratação foi suspenso no dia 1º de novembro. 

O que diz a Caixa? 

A respeito da limitação nos serviços de crédito, a Caixa assegura que a concessão de crédito da instituição financeira segue critérios internos com base no contexto do mercado e em fatores estratégicos. 

Sobre a suspensão de empréstimos para estados e municípios, o banco afirmou que o limite determinado pelo CNM para 2022 está esgotado e por isso novas solicitações não serão aceitas.

Imagem: Alison Nunes Calazans/shutterstock.com