Problemas na Black Friday: Reclame Aqui revela o maior motivo de queixas
Confira quais foram os principais problemas relatados pelos consumidores na Black Friday e as lojas que foram alvos de críticas
A Black Friday aconteceu oficialmente na última sexta-feira (25), contudo, todo o mês de novembro foi um período de descontos e consumo entre os brasileiros. Em momentos como esse, é comum que surjam problemas e as reclamações aumentem. Nesse sentido, a plataforma Reclame Aqui conseguiu apurar qual foi o maior motivo de queixas entre os consumidores no período.
Em relação ao período de descontos, foram registradas mais de 5 mil reclamações de clientes no site, considerando os apontamentos das 12h do dia 23/11 às 6h do dia 25/11.
Motivos de reclamações na Black Friday
Com base nas informações do Reclame Aqui, a principal causa de reclamações entre os clientes na Black Friday foi a propaganda enganosa, com 16,94% dos registros. Além desse, foram apontados os seguintes motivos:
- Atraso na entrega: 16,58%;
- Produtos não recebidos: 14,8%;
- Problemas no estorno do valor: 8,42%;
- Falha na finalização da compra: 5,49%.
Lojas alvos de reclamações na Black Friday
O site ainda permite identificar quais foram as lojas mais citadas nas reclamações. Confira.
- Magazine Luiza: 248 reclamações;
- Amazon: 128 reclamações;
- Casas Bahia: 113 reclamações;
- Shopee: 93 reclamações;
- Americanas: 91 reclamações.
Reclamações na Black Friday
Vale lembrar que esse levantamento foi realizado com base em um curto período de tempo, como citado acima. Isso quer dizer que, ao considerar todo o mês de descontos, o número de reclamações e insatisfações entre os clientes deve ser bem maior.
Algumas lojas começam a anunciar os descontos e promoções assim que é iniciado o mês de novembro e os encerram apenas com o final do mês.
Nesse sentido, é provável que, com o encerramento definitivo do 11º mês do ano, as reclamações registradas no período sejam muito maiores do que as atuais. É importante considerar também que, nas compras realizadas em sites, o prazo de entrega ainda pode ser alvo de reclamações dos consumidores.
Imagem: fizkes/shutterstock.com