Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa libera saque do FGTS a novo grupo; confira

A Caixa Econômica Federal liberou o saque do FGTS a um novo grupo de trabalhadores. Confira quem terá direito de sacar até R$ 6.220

Após a série de chuvas intensas que devastaram parte do Rio Grande do Sul, medidas emergenciais estão sendo adotadas para auxiliar os afetados. Assim, entre elas, destaca-se a liberação do saque-calamidade do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS) pela Caixa Econômica Federal, visando mitigar o impacto financeiro enfrentado pelas famílias desalojadas.

Dessa forma, o saque-calamidade permite que moradores de áreas reconhecidas em estado de calamidade pública ou situação de emergência possam acessar até R$ 6.220 de suas contas do FGTS. Veja mais detalhes sobre a liberação da Caixa!

Liberação do saque do FGTS

Em síntese, ao ter a área classificada como afetada por eventos climáticos extremos, os cidadãos poderão solicitar o saque diretamente pelo aplicativo do FGTS. Assim, a Caixa Econômica Federal envia técnicos aos locais devastados para certificar as áreas e agilizar o processo de liberação dos fundos. Dessa forma, confira o passo a passo para solicitar o saque-calamidade do FGTS:

  • Acessar o aplicativo FGTS (disponível para Android e iOS);
  • Selecionar “Meus Saques”;
  • Optar por “Outras situações de saque – Calamidade Pública”;
  • Informar o município em que mora;
  • Encaminhar os documentos solicitados;
  • Clicar na opção para creditar o valor em conta;
  • Indicar uma conta para receber os valores;
  • Por fim, após análise, caso haja a aprovação da liberação, a quantia estará na conta do trabalhador em até 5 dias úteis.
Celular ao lado de dinheiro com o app do FGTS aberto.
Imagem: Etalbr / shutterstock.com

Suspensão do financiamento habitacional da Caixa

Adicionalmente à liberação do FGTS, a Caixa também oferece a possibilidade de suspensão de pagamentos de financiamento habitacional por até três meses. Assim, moradores das regiões atingidas podem solicitar a suspensão, que busca oferecer um respiro financeiro para que possam se reorganizar sem a preocupação imediata com tais débitos.

Veja também:

Banco do Brasil dá carência para crédito corporativo de 6 meses a empresas atingidas por chuvas no RS

Dessa forma, para usufruir dessa vantagem, os interessados devem entrar em contato diretamente com o banco e formalizar o pedido. Além disso, é importante destacar que essa medida é extensiva inclusive para clientes inadimplentes, que podem incorporar as prestações em atraso ao saldo devedor, facilitando a regularização de suas pendências financeiras.

Imagem: Etalbr / shutterstock.com