Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa: veja como que muda o rotativo com o aumento do IOF

Saiba mais sobre os valores do juros da Caixa no rotativo do cartão de crédito.

Para poder pagar os programas como o Auxílio Brasil, ou melhorar a agenda de investimentos do governo, a equipe do presidente Jair Bolsonaro aumentou o IOF. Inicialmente, a proposta era conseguir, via PEC no Congresso, uma prorrogação nos pagamentos dos precatórios. No entanto, a medida não é vista com bons olhos e deve ser judicializada no Judiciário. Diante disso, novamente o brasileiro vai ser penalizado com o aumento do IOF. Confira como deve ficar a taxa do rotativo do cartão da Caixa.

Governo aumenta IOF: Decreto 10797, o que é e o que muda?

Caixa: veja como que muda no rotativo com o aumento do IOF

Dentre as operações de crédito que devem passar a cobrar mais imposto, estão o cheque especial, o cartão de crédito e o rotativo, o crédito pessoal e os empréstimos para as empresas. A mudança deve valer até o dia 31 de dezembro. De acordo com o governo, a alta do IOF deve servir para custear o novo Bolsa Família.

Quando você paga uma parte da sua fatura, você entra para o crédito rotativo. Ou seja, se você tem no mês de setembro uma fatura de R$ 2 mil no seu cartão de crédito e você conseguir pagar o valor total, vai ter que pagar juros sobre o saldo devedor. E, dessa forma, faz um “empréstimo pessoa de curto prazo”, que é chamado de crédito rotativo.

Ademais, o crédito rotativo é conhecido por ter um dos juros mais caros do mercado. Como exemplo disso, podemos citar o juro do rotativo da OMNI SA CFI, que atualmente, tem a taxa mais cara: 20,99% a.m. e 883,82 a.a. Por outro lado, o CCB Brasil S.A. é quem detêm a menor taxa de juros no rotativo: 0,68% a.m. e 8,47% a.a.

Diante disso, a recomendação é jamais gastar mais do que você pode pagar, pois o valor que vai ter que pagar depois é muito alto. No entanto, se você tem um cartão de crédito da Caixa, e não conseguir pagar a fatura total, vai ter que arcar com o juro rotativo da instituição.

De acordo com o Banco Central, a Caixa cobra ao mês o juro rotativo de 10,09%. Enquanto isso, ao ano, a taxa de juros sobe para 216,94%. Por fim, vale ressaltar que, apesar do juro ser alto, o Caixa é a décima instituição no ranking das que menos cobram a taxa. Confira abaixo a tabela com os antecessores do banco:

rotativo

Enfim, gostou da matéria?

Então nos siga no canal  do YouTube e em nossas redes sociais, como o Facebook, Twitter, Twitch e Instagram. Assim, você vai acompanhar tudo sobre bancos digitais, cartões de crédito, empréstimos, fintechs e matérias relacionadas ao mundo das finanças.

Imagem: rafapress / shutterstock.com