Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Tem revela quem vai ganhar R$ 600 em maio: seu nome está na lista?

Está com dúvida se vai ou não receber o Bolsa Família este mês? Confira algumas opções de consulta do valor.

Muitos cidadãos estão em dúvida sobre sua transferência de renda do Bolsa Família, que é efetuada na conta do aplicativo Caixa Tem, disponível para Android e iOS. Sendo assim, se você quer saber se vai receber em maio, é possível realizar a consulta no próprio aplicativo.

A dúvida surge porque, desde que o programa social foi reformulado pelo Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), muitas regras voltaram a ser exigidas. Consequentemente, muitas famílias perderam o benefício. 

De acordo com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, cerca de 5,5 milhões de pessoas irão perder o Bolsa Família. Para saber se você continua sendo integrante do programa, siga a leitura. 

Descubra se você vai receber o Bolsa Família

Com o Caixa Tem atualizado, é possível fazer o login, clicar em “Bolsa Família” e escolher a opção “Consultar saldo”. Assim, será possível saber se você ainda faz parte do programa. Além disso, o MDS lançou uma ouvidoria. 

Portanto, através de uma ligação para o número 121 entre 7h e 19h e escolhendo a opção 8 será possível obter a informação sobre o Bolsa Família.

Quem pode receber o Bolsa Família?

Assim como todos os programas assistenciais, o Bolsa Família institui suas regras. Desse modo, a enorme quantidade de pessoas que tiveram o benefício cortado são aquelas que não estão seguindo todas as regras do programa.

Assim, cada membro da família contemplada não pode receber mais de R$ 218. Além disso, uma outra regra válida para todos diz respeito à atualização do cartão de vacina. Além disso, as crianças de até 7 anos devem ser acompanhadas por um nutricionista, e, se houver alguma gestante, ela deve fazer o acompanhamento pré-natal. 

Quanto à educação, os estudantes de até 5 anos devem ir a pelo menos 60% de suas aulas. Já entre os 7 e 18 anos, o estudante deve contar com, pelo menos, 75% de frequência escolar.

Sigo todas as regras, mas o Bolsa Família foi cortado, e agora?

Neste caso, o cidadão deve comparecer até um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) para que seu registro do Cadastro Único (CadÚnico) seja atualizado e, enfim, o benefício seja liberado. 

Neste caso, o beneficiário deve levar os documentos que comprovem sua condição de pessoa que cumpre as regras. Por fim, com o benefício liberado ele poderá ter acesso ao pagamento retroativo do Bolsa Família. 

Imagem: Brenda Rocha – Blossom / shutterstock.com