Seu Crédito Digital
O Seu Crédito Digital é um portal de conteúdo em finanças, com atualizações sobre crédito, cartões de crédito, bancos e fintechs.

Caixa Tem: saiba quanto é possível ganhar somando os benefícios!

Você sabia que no Caixa Tem, por meio do CadÚnico, é possível acessar muitos benefícios, indo além do Bolsa Família? Confira!

O Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal, conhecido popularmente como CadÚnico, tem grande impacto na promoção da inclusão social no Brasil. O seu objetivo é identificar e apoiar as famílias de baixa renda, abrindo o acesso a diversos programas e benefícios governamentais.

Nesse contexto, o CadÚnico e o Caixa Tem estão conectados, servindo a diferentes propósitos na assistência social e financeira. O CadÚnico é o registro de famílias de baixa renda, usado para identificar beneficiários de programas sociais, como Bolsa Família.

Enquanto isso, o Caixa Tem é uma plataforma digital da Caixa Econômica Federal (disponível para Android e iOS) que facilita o acesso a benefícios sociais e serviços financeiros aos cadastrados no CadÚnico.

Benefícios proporcionados pelo CadÚnico

Celular com o app Caixa Tem em cima de um teclado.
Imagem: Sidney de Almeida / shutterstock.com

Por meio do CadÚnico é possível acessar uma variedade de programas que oferecem suporte em diversas áreas, indo além do Bolsa Família. Nesse sentido, os inscritos têm acesso a programas de crédito com condições favoráveis, isenção de taxas para o ENEM e concursos públicos, tarifas reduzidas em serviços de telefonia e assistência para obtenção da Carteira Nacional de Habilitação Social.

Para fazer parte do CadÚnico, as famílias precisam se dirigir a um Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) em sua localidade. Nesse local, elas devem prestar informações detalhadas sobre cada integrante, garantindo a correta inclusão no sistema e possibilitando o acesso aos benefícios disponíveis.

Quanto posso receber no Caixa Tem somando todos os benefícios?

Para calcular o valor total que uma pessoa pode receber somando todos esses benefícios, seria necessário levar em consideração cada caso individualmente. Além disso, deve-se incluir as condições e critérios de elegibilidade para cada programa.

Isso quer dizer que quantia que um beneficiário pode receber ao somar os benefícios do Governo Federal, depende de diversos fatores, incluindo o número de membros da família e a presença de crianças, adolescentes e gestantes.

Veja também:

Nova forma de renovar a CNH pode ser liberada em breve; saiba mais

Desse modo, apesar dependendo do tamanho da família e dos critérios estabelecidos, é possível receber mais de R$ 2 mil. Além disso, os benefícios disponíveis podem mudar ao longo do tempo devido a políticas governamentais e regulamentações.

Principais programas

Veja abaixo alguns dos principais programas assistenciais do governo:

  • Bolsa Família: o valor do benefício varia de acordo com a composição familiar e a renda per capita. O pagamento pode incluir o benefício básico e benefícios variáveis para gestantes e nutrizes, por exemplo;
  • Auxílio Gás: conhecido como Vale Gás, auxilia na aquisição de botijões de gás de cozinha para famílias de baixa renda, sendo pago bimestralmente. Vale destacar que o valor do benefício varia conforme a flutuação de preços do item;
  • Benefício de Prestação Continuada (BPC): destinado a idosos e pessoas com deficiência (PCD) de baixa renda, sendo que o valor é de um salário mínimo mensal;
  • Tarifa Social de Energia Elétrica: desconto na conta de energia elétrica para famílias de baixa renda.

É importante também estar ciente de que alguns benefícios podem ser cumulativos, enquanto outros podem ter restrições em relação à elegibilidade simultânea. Recomenda-se buscar informações específicas junto aos órgãos responsáveis por cada programa social.

Imagem: rafapress / Shutterstock.com